quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FRANGO COM TAHINE E CANELA

Para muitos cozinhar de última hora é um tormento. Mas pra mim pode ser mais uma excelente chance de criar algo interessante, com o que tiver à mão. Neste sábado iríamos jantar na casa de nossos queridos Vivian e Oscar, para pormos o papo em dia. Mas, infelizmente ela foi acometida por uma terrível dor nas costas. Chateadíssima, pois sabia que salivávamos ansiosamente pelos seus quitutes maravilhosos,  nos ligou e manteve o convite. Mas, pediu que se não nos importássemos ele seria à base de pizzas. E pra que servem os amigos nos momentos de dor e semi-invalidez?! Rs. Não me fiz de rogado e a despreocupei, se ela não se importasse eu faria o jantar para nós todos. E foi uma excelente oportunidade  de fazer receitinhas com meus temperos árabes novos e usá-los como cobaias. Pro menu  da noite, as batadas do post anterior, um couscous básico com ervilhas e limão e um improvisado frango  com tahine, que ficou delicioso.

FRANGO COM TAHINE E CANELA

1 kg de filet de peito de frango em cubos
5 colheres de sopa de tahine
Suco de 1 limão
Azeite
Sal e pimenta ao seu gosto
2 colheres de sopa rasas de pimenta síria
1 colher de sopa rasa de canela em pó
1 colher de sopa bem cheia de amido de milho
1 cebola grande cortada em 8 (pétalas)
500ml de água

Tempere os cubos de frango com sal e pimenta. Pegue uma caçarola grande e esquente bem. Acrescente bastante azeite e quando estiver bem quente, ponha todo o frango. Arrume rapidamente todos os cubos no fundo da caçarola, sem mexer muito para não criar caldo. Deixe fritando até dourar bem. Mexa os cubos e deixe dourar os outros lados. Quanto o frango estiver bem douradinho, junte a cebola e deixe refogar até ficar transparente. Tempere com o suco de limão, a pimenta síria, a canela e mais sal. Mexa tudo e deixe refogar um pouco. Junte o tahine, misture bem. Em um copo misture a água e o amido de milho. Junte a água ao frango e mexa bem, raspando bem o fundo da caçarola para formar o molho. Assim que o molho engrossar, prove o tempero, se precisar ajuste-o. Deixe cozinhar por uns 5 min. Retire do fogo e sirva bem quente, acompanhado de couscous marroquino, arroz árabe ou pão sírio.

BATATAS AO FORNO COM ZAATAH

Semana passada aproveitei uma liquidação de produtos árabes do supermercado e comprei um potão de zaatah e outro igual de tahine. Decidi me aventurar pelos sabores do meio-oriente.  Aos poucos vou testar algumas receitas tradicionais (as simples, okay?) e quem sabe criar alguma coisa nova, meio fusion, meio confusion....rs.  O lance é aumentar o repertório e me arriscar um pouco. E a primeira produção dessa leva é uma receita básica e excelente para variar o tempero tradicional à base de azeite e alecrim. Dessa vez usei o zaatah, uma mistura pronta de tomilho, summac (especiaria árabe) e gergelim. Fica ótima como acompanhamento de carnes, frango e peixes assados.

BATATAS AO FORNO COM ZAATAH

12 batatas pequenas cortadas em 4 (não é a batata bolinha)
Azeite de Oliva
Sal e Pimenta do Reino ao seu gosto
3 colheres de sopa bem cheias de zaatah
10 sementes de cardamomo descascadas e bem trituradas (opcional, mas se fosse vc não dispensava)

Pré-aqueça o forno no máximo. Lave bem as batadas e corte-as (não precisa descascá-las). Em um refratário ou assadeira espalhe bastante azeite até cobrir todo o fundo. Ponha todos os temperos e misture bem com a ponta dos dedos. Junte as batatas e misture tudo de forma que tempero envolva bem todos os pedaços de batata. Leve ao forno por 40 a 50min até ficar bem dourado.


sexta-feira, 16 de setembro de 2011

TOMATES-CEREJA ASSADOS

Pra quem leu o post anterior, os tomates-cereja foram o tópico da semana passada...rs. E pra dar conta de todos os tomatinhos que tinha comprado pra tal salada não executada, antes que eles estragassem, joguei-os no forno, bem temperados à moda italiana. Simples, delicioso e conservador (em todos os sentidos...rs). Bem assados e conservados no azeite, os tomatinhos duram semanas na geladeira (no potinho bem fechado) e ficam incríveis em diversos pratos como coberturas ou recheios de quiches, tortas, panquecas, omelettes, pizzas, wraps e sanduíches. Ou num delicado e charmoso petisco, pra beliscar puro, com pão ou torradas. E ainda têm o poder de dar um tapa numa massinha rápida ou saladinha sem graça do dia a dia. Pegue aquela garrafa de azeite extra no fundo do armário e mãos à obra!

TOMATES-CEREJA ASSADOS

2 ou 3 ou 4 bandejas de tomates-cereja (não compensa fazer pouco, então veja quanto vc quer)
Azeite de oliva o quanto baste (não precisa ser extravirgem e não há medida certa)
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
Orégano desidratado ao seu gosto
Alecrim fresco ou desidratado ao seu gosto (pode trocar por tomilho, ou manjericão)
Vinagre Balsâmico (ajuda a intensificar o sabor dos tomates e recomendo uma colher de sopa por bandeja de tomatinhos)
1 a 3 dentes de alho bem picados (use o quanto gostar e conforme a quantidade de tomates)

Pré-aqueça o forno a 200oC. Lave e seque bem os tomatinhos. Em uma assadeira espalhe bem todos os temperos e com a ponta dos dedos, misture tudo. Ponha os tomatinhos inteiros com casca e polpa, e mexa bem até os temperos envolvê-los completamente. Se achar que usou pouco azeite, agora é a hora de por mais (tem que ser mais que untar, tem que criar uma camada no fundo da assadeira). Leve a assadeira ao forno por cerca de 50min, ou até os tomates murcharem, mas continuarem suculentos e dourarem (não é para ficar como tomate seco, okay?). Retire-os do forno e deixe-os esfriar bem. Se for guardar em conserva, passe os tomates e o azeite da assadeira para um pote esterilizado e se necessário complete com mais azeite, até cobrir todos os tomatinhos. Guarde na geladeira.


PS: o azeite da conserva pode ser usado para temperar aves, peixes, massas, saladas, etc. Você nem irá notar que os tomates estão com pele, elas vão se dissolver em sua boca, de tamanha delicadeza que ficam.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

SANDUÍCHE DE OMELETTE COM TOMATES CEREJA E ALCAPARRAS

Sexta à noite de fome tardia e uma vontade louca de comer algo simples, rápido e delicioso. Sem dúvidas ovo era a grande pedida do momento. Mal falado por muitos, considerado “pobrinho” demais por outros e injustamente renegado por vários. Ele é sem dúvida um ingrediente coringa em qualquer situação. E confesso sem medo de ser feliz: adoro um bom pão com ovo! Até pq foi o primeiro “prato”que aprendi a fazer e me deliciar, aos 8 anos de idade. E desde pequeno meu ovo mexido já era diferente. Sempre temperado com tomates ou coentro e cebolinha, que minha mãe sempre mantinha (e mantêm) já picado na geladeira. E o segredo desse singelo ingrediente é isso, e será levado às estrelas se você respeitosamente o temperar com bom gosto e parcimônia. Não é a toa que grandes chefes os utilizam como meio ideal para degustar magníficas e caríssimas trufas brancas e negras ou ovas gelatinosamente luxuriantes. Então, fome à vista, fui à cozinha e depois de uma rápida olhada na despensa e geladeira: voilá! Sanduíche de omelette! E pq não?! Relembrando velhos tempos e atualizando os ingredientes. Existe algo mais delicioso que isso?!


SANDUÍCHE DE OMELETTE COM TOMATES CEREJA E ALCAPARRAS – 2 porções


4 fatias de pão de forma multigrãos (estou viciado no de 12) ou 2 pãezinhos franceses.
3 ovos
Um fio de azeite
Um pouco de manteiga (ovos sem ela não dá!)
12 tomates cereja partidos ao meio
1 colher de sobremesa de alcaparras bem escorridas
1 pitada de sal e pimenta do reino
1 dente de alho bem amassado ou picado (vá com fé!)


Em uma frigideira antiaderente ponha o azeite e a manteiga e em fogo baixo e junte o alho, vá mexendo bem devagar até o alho cozinhar (não pode fritar) e ficar com uma cor levemente dourada. Se mesmo com o fogo baixo, o alho começar a fritar, levante um pouco a frigideira em cima da chama e continue mexendo, até o alho dourar levemente e cozinhar. Acrescente as alcaparras e aumente o fogo no máximo, mexa bem e tempere com sal e pimenta. Frite as alcaparras por 1min, junte os tomates e refogue-os por 2 minutos mexendo de vez em quando. Ponha os 3 ovos, fure as gemas e misture tudo. Deixe os ovos cozinharem e tomar consistência que dê para virar a omelette. Então, com uma espátula vire a omelette e deixe cozinhar o outro lado (vai precisar de menos tempo de cozimento para este lado). Divida a omelette macia e suculenta ao meio e ponha-a diretamente no pão.


PS: pros mais calóricos pode passar maionese no pão. Pros mais italianos, capriche espalhando 2 ou 3 folhas de rúcula em cima da omelette. Pros mais americanos, recomendo uma bela folha de alface americana e talvez um pouco de molho rosé ou french. E pros mais alemães, uma boa pincelada de mostarda forte ou antiga (isso, aquela com grãos), com certeza cai super bem.