domingo, 6 de novembro de 2011

TORTA DE QUEIJOS SUÍÇOS (SALGADA - TIPO HELVETIA)

Há tempos venho tentando conseguir a tradicional receita da torta de queijo da comunidade suíça daqui de Indaiatuba. Mas, os membros do Helvetia (fala-se: euvécia) tratam o assunto com nível máximo de sigilo. Não tiro a razão deles. Afinal, junto com seus krokettens a torta de queijo é o carro-chefe das guloseimas servidas em sua tradicional festa anual e do seu stand na Feira das Nações. Grandes filas e muito disse-me-disse anunciando cada nova fornada colaboram pra manter a aura de item mais desejado em cada uma destas festas. E como quem não tem cão, caça com gato. Não me fiz de rogado, mesmo sem ter a receita, resolvi aventurar-me, e munido de bons pedaços de queijos suíços tentar reproduzir os detalhes que consegui pescar rapidamente da cozinha do stand do Helvetia, numa das edições passadas da Feira das Nações. Pode até não ser a famosa receita original, mas ficou muito boa. Para atestar o sabor e textura, contei com dois bons avaliadores, fãs incondicionais da torta original helvética, o Anderson e o William. Segue a receita pra vocês.

TORTA DE QUEIJOS SUÍÇOS (SALGADA - TIPO HELVETIA) – 8 porções

200g de queijo emmental ralado grosso
200g de queijo gruyère ralado grosso
300ml de leite
5 ovos
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 boa pitada de sal, pimenta do reino e noz moscada
1 colher de manteiga ou margarina
manteiga ou margarina para untar
farinha de trigo para polvilhar

Pré-aqueça o forno em temperatura máxima por 10min. Ponha todos os ingredientes no liquidificador, começando pelos líquidos (leite e ovos) e bata bem por 1min ou até criar um creme, nem muito líquido, nem muito grosso. Unte e enfarinhe levemente uma forma retangular, ponha o creme de queijo e leve ao forno por 30min ou até dourar em cima. Desenforme e sirva ainda quente.

PS: a torta não cresce, fica fina, macia e levemente cremosa. Recomendo pra acompanhar, uma boa mostarda dijon tradicional ou ancienne (com grãos de mostarda). Ou um creme de leite fresco bem gelado, batido em ponto de chantilly e temperado com umas gotas de limão e sal. Também fica perfeita acompanhando uma salada verde ou umas linguiças assadas, bem douradas e crocantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário