domingo, 6 de novembro de 2011

MOLHO AGRIDOCE E PICANTE DE HIBÍSCUS E ESPECIARIAS

Ontem tinha planejado fazer um jantarzinho thai aqui em casa. Bateu a vontade de comer meu Frango hot com molho de curry, limão e mostarda, acompanhado de arroz jasmin com curry, leite de coco, ervilhas, abacaxi e castanhas de cajú ( http://enfiandoacolher.blogspot.com/2011/03/frango-ao-curry-com-gengibre-e-molho.html ). Mas, minha rinite me derrubou. Tudo bem! Levando em conta que a maioria dos meus prováveis convidados também estavam derrubados pela folia deles na noite anterior, conforme eu assuntei ao longo do dia (rs...meu povo, vamos pegar leve!). Então, resolvi relaxar e adiar o evento. O detalhe é que comecei a planejar tudo na sexta, e tinha passado este dia inteiro martelando na cabeça o que servir de entrada, que fosse inédito em meu repertório, de inspiração thai e feito com camarões (deliciosamente grandes e trazidos do CE pelos meus queridos amigos Léo, Ilná, Alê e Felipe, que vieram pra um casamento). Já tinha bolado e adiantado tudo para um molho agridoce de hibíscus, à base de suco de maçã, infusão das flores desidratadas e especiarias. Então, pus-me a fazê-lo e comprovar se a receita era uma invenção que daria certo. Acreditem, deu e ficou incrível! O sabor de frutas vermelhas levemente amadeiradas do hibíscus com a base suave e marcante da maçã, aquecida pelas pitadas de pimentas em pó, e toque de “não sei o quê” dado pelo cítrico cardamomo e o anis-estrelado, compõem o mix de sabores deste molho exótico e delicioso. Pra quem não tem medo de provar novidades, aí vai a receita. Enjoy it!

MOLHO AGRIDOCE E PICANTE DE HIBÍSCUS E ESPECIARIAS

BASE DE MAÇÃ
4 maçãs vermelhas grandes
500ml de água
3 colheres de sopa rasa de açúcar
1 pano de prato bem limpo

FINALIZAÇÃO
2 colheres de sopa de flores de hibíscus desidratadas
200ml de água
1 colher de sopa rasa de amido de milho
1 anis-estrelado pequeno
3 bagas de cardamomo, abertas e picadas (descarte as cascas)
1 boa pitada de sal
2 pitadas de pimenta cayenne em pó (dá aquela ardência somente após o engolir e demora um pouco mais para passar)
2 pitadas de pimenta chili em pó (arde levemente logo ao se por na boca, mas passa logo)

Lave bem as maçãs, corte-as ao meio e tire os miolos com as sementes. Corte-as em cubos grandes.
Ponha os cubos no liquidificador com a água e bata bem. Cubra uma panela com o pano de prato e vá pondo um pouco do suco de maçã em cima dele. Feche o pano como se formasse uma trouxa e aperte bem para extrair todo o suco da polpa das maçãs. Vá desacartando o que sobrou das polpas, até acabar todo o suco, e leve a panela com o suco coado ao fogo alto, junto com o açúcar. Deixe cozinhar até reduzir este suco a 1/5 do seu volume inicial. Durante este processo, não precisa ficar mexendo constantemente. Após cerca de 1h de cozimento, você deve conseguir uma base, que quando for esfriada deve ter a consistência semelhante a uma geleia. Em outra panela ponha os 200ml de água para ferver. Quando ferver ponha o hibíscus, apague o fogo, mexa e tampe. Aguarde uns 3min. Retire as folhas de hibíscus e ponha o amido de milho, mexendo bem para não formar grumos. Misture este chá na base de maçãs e leve ao fogo, temperando com as pimentas em pó, o sal, o anis-estrelado e o cardamomo. Deixe ferver por mais 5 min ou até engrossar levemente. Prove os temperos, se necessário ajuste-os. Retire do fogo e deixe esfriar. Sirva em temperatura ambiente como molho para petiscos fritos a base de camarões, frango ou porco, ou ainda como calda quente para sobremesas ou frutas.

2 comentários:

  1. Oi André,
    Adorei essa sugestão de molho.O problema são as flores desidratadas de hibiscus que não sei se vou achar aqui em Brasília. Mas, vou procurar pra testar essa delícia.
    Òtima semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lylia,

    vc vai achar essas flores desidratadas na maioria dos superercados, elas geralmente ficam naqueles expositores de metal de algumas marcas de temperos e especiarias.
    tb é fácil de achar em lojas de protudos naturais na seção de chás.
    se achar, faz a receita e depois me diz o q vc achou.

    bjos,

    André

    ResponderExcluir