sábado, 1 de outubro de 2011

SPAGHETTI COM CAMARÕES,TOMATES-CEREJA ASSADOS E GRANA PADANO

Melhor que cozinhar para amigos é cozinhar com amigos. E ontem recebemos em casa os queridos Américo e Cynthia para nos atualizarmos das últimas, e dar risadas a mil. O Américo nos brindou com sua receita de Clericô (perfeito para essas noites escaldantes), mexilhões e enormes e suculentos camarões que ele trouxe de sua última temporada em Ilhabela (nunca gostei tanto dessa ilha como ontem...rs). Ele cuidou da bebida e frutos do mar (camarões em duas versões) e eu me antecipei e fiz tomatinhos assados pra gente petiscar e um bolo com calda de caramelo pra sobremesa. O Américo abriu os trabalhos com os mexilhões feitos no forno, zero gordura, levemente empanados no fubá. Sensacional. Depois, foi a vez dos camarões, parte deles feitos com alho, e outra com gengibre, pena que não tínhamos pimenta dedo-de-moça pra compor tudo. Pra acompanhar tudo isso, resolvi aproveitar os tomatinhos assados e fazer um belo spaghetti vegetariano e assim, nosso amigo William que também veio participar da comilança, ficaria feliz.

SPAGHETTI COM CAMARÕES,TOMATES-CEREJA ASSADOS E GRANA PADANO

500g de spaghetti de grano duro
1 bandeja de tomates-cereja assados c/ o seu azeite (vide http://enfiandoacolher.blogspot.com/2011/09/tomates-cereja-assados.html)
1kg de camarões grandes bem descongelados, limpos e escorridos
1 pedaço de gengibre de 3cm ou 3 dentes de alho (escolha apenas um destes)
1 limão
sal e pimenta do reino ao seu gosto
Azeite de oliva
200g de queijo grana padano


Ponha a água do macarrão para ferver em uma panela grande com 2 colheres de sopa de sal. Enquanto isso tempere os camarões com sal, limão, pimenta do reino, alho ou gengibre bem picados. Cozinhe o spaghetti na água fervente pelo tempo indicado pela embalagem. Esquente bem uma frigideira grande, espalhe um pouco de azeite o suficiente para untar todo o fundo, e distribua os camarões. Deixe fritar 3minutos de um lado ou até fique rosado e levemente dourado. Depois vire e deixe dourar por 2minutos do outro lado (se usar camarões menores, reduza o tempo). Escorra o macarrão, passe-o para a tigela de serviço, misture os tomates-cereja assados com o seu aromático azeite envolvendo todo o macarrão. Junte os camarões. Corte o queijo em lascas finas e largas, ponha-o sobre a massa e misture tudo. Sirva ainda quente.

PS: pode servir os camarões a parte, se tiver algum vegetariano à mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário