segunda-feira, 15 de agosto de 2011

TALHARIM À PARISIENSE COM CREAM CHEESE

É sempre bom ter receitas clássicas e simples em seu repertório culinário. E boas pastas nunca vão te deixar na mão, principalmente naqueles momentos de preguiça ou quando chegam visitas inesperadas para jantar. Esta é uma dessas receitas deliciosa, com poucos ingredientes e que por isso vc sempre pode incrementá-la e dar seu toque especial. No meu caso, usar manteiga temperada com ervas (obrigado Américo pelo regalo gourmet) e levá-la ao forno para dar uma leve gratinada, adicionam muito mais profundidade aos delicados sabores. Vive la vie en rose!

TALHARIM À PARISIENSE COM CREAM CHEESE

1 pacote de talharim com ovos “tipo caseiro”
1 pote de cream cheese
1 caixinha de creme de leite
1 colher de sopa bem cheia de manteiga com ervas (opcional)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino ao seu gosto
1 pacote pequeno de ervilhas congeladas (nem ouse usar as em conserva, e repare que o preço das congeladas proporcionalmente é igual às enlatadas)
400g de presunto cozido ou peito de peru fatiado e picado
100g de queijo prato fatiado e picado (fica melhor para gratinar que a tradicional mussarela)

Encha uma panela grande com água e ponha uma boa quantidade de sal, tampe e leve ao fogo alto para ferver. Pré-aqueça o forno em fogo alto. Enquanto isso, separe, pique e organize todos os ingredientes. Quando a água ferver ponha a massa e após 1 minuto mexa bem para separar bem os fios. Deixe a massa cozinhar pelo tempo indicado na embalagem (cerca de 8 a 13 minutos). Ponha as ervilhas em uma tigela e leve ao micro-ondas por 2 minutos em potência alta. Em outra tigela ponha o creme de leite e o cream cheese e leve ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Retire o creme do micro-ondas e misture bem. Leve o creme novamente ao micro-ondas por mais 1 minuto e volte a misturar bem até virar um creme uniforme e liso. Em um refratário grande ponha as ervilhas, o presunto picado, o azeite, a manteiga temperada e o creme. Misture e tempere tudo com sal e pimenta do reino. Quando a massa estiver cozida, escorra-a rapidamente (não precisa escorrer demais, pois um pouco da água de cozimento ajudará a compor o molho) e junte-a ao refratário com os todos os ingredientes. Misture bem. Jogue o queijo prato por cima e leve ao forno (se vc tiver gratinador no seu forno, pode apagar o fogo e ligá-lo) até gratinar. Sirva bem quente.

PS: vc mesmo pode fazer sua manteiga com ervas. Pegue um tablete de manteiga de boa qualidade e deixe ficar em temperatura ambiente (não pode derreter). Escolha dois a três tipos de ervas (sálvia, manjericão, alecrim, orégano, tomilho, dill / endro, salsinha, coentro, etc) frescas, bem lavadas e secas em papel toalha. Pique-as todas juntas (o suficiente para fazer uma colher de sopa bem cheia de ervas) e misture à manteiga. Embale bem em filme de pvc ou papel alumínio (fazendo um rolinho), ou guarde em potinhos com tampa e deixe na geladeira por no mínimo cinco dias antes de usar. Use para temperar massas, peixes, aves ou como antepasto com pães e torradas.

2 comentários:

  1. Oi André,
    Ontem fiz uma referência a você no meu blog, em uma postagem onde vc explica a patê brisée.
    Obrigada pela dica.Por sinal, seu blog é muito bom.
    BJ,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Oi Lyllia,

    Obrigado pela referência e citação da fonte (coisa que sempre faço tb, mas sei q poucos na net fazem) e vamos trocar receitas e posts, essa é a ideia do Enfiando a Colher.

    Abs,

    André

    ResponderExcluir