segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MEDALHÕES DE SALMÃO EM CROSTA DE GERGELIM C/ CRISPIES DE GENGIBRE E MOLHO VERDE DE LEITE DE COCO, COENTRO E RAIZ FORTE

Nestes tempos cheios de egos e de individualidades, não há nada melhor que poder compartilhar e retribuir carinhos e gentilezas. Então, fiquei muito feliz em poder retribuir o jantar de aniversário que minha amiga Vera me dedicou este mês. Por um acaso do destino, ela veio de Sampa passar o seu "niver" junto a sua filhota, Lívia, que está de mudança para sua nova casa aqui em Indaiatuba. Então, me ofereci para fazer um jantar íntimo e com um toque oriental para surpreender o paladar de todos. Leveza e toques cítricos formaram a linha condutora dos pratos servidos. Vou publicando as receitas em diferentes posts para facilitar a indexação e a busca pelos marcadores. Divirtam-se como nós!

MEDALHÕES DE SALMÃO EM CROSTA DE GERGELIM C/ CRISPIES DE GENGIBRE E MOLHO VERDE DE LEITE DE COCO, COENTRO E RAIZ FORTE – 8 porções

16 medalhões de salmão
100g de gergelim preto
100g de gergelim branco
2 a 3 pedaços grandes de gengibre descascados e cortados em tiras bem finas
½ maço de coentro bem lavado (somente as folhas)
1 garrafa pequena de leite de coco (200ml)
1 colher de sobremesa rasa de pasta de raiz forte
Óleo para fritar o peixe e o gengibre
Coentro picado (para decorar)
Sal e pimenta do reino ao seu gosto

Vamos começar pelo molho. No copo do liquidificador coloque o leite de coco, uma colher de sobremesa de gengibre picado, quase todo o coentro (deixe um pouco para decorar o prato), a raiz forte e uma pitada de sal. Bata tudo e reserve. Tempere os dois lados dos medalhões com sal e pimenta do reino. Em um prato fundo misture os dois gergelins e pressione bem as duas faces de cada medalhão nessa mistura. Aqueça bem uma frigideira com três colheres de óleo, ponha uma parte dos medalhões para fritar de um lado (por cerca de 4min), depois vire-os para fritar o outro lado por mais 2 min (preste atenção se o meio dos medalhões também estão cozidos, senão deixe fritar um pouco mais de tempo). Repita essa operação até terminar todos os medalhões, mas não se esqueça de manter os já fritos aquecidos. Enquanto frita os medalhões, ponha bastante óleo para aquecer em uma panela funda. Quando o óleo estiver bem quente jogue as tiras de gengibre para fritar, mexendo sempre para não grudar. Assim que o gengibre começar a mudar de cor retire-os e ponha-os para escorrer o excesso de óleo em papel toalha. Para servir, ponha os medalhões em uma travessa, salpique um pouco de coentro picado e ponha um pouco dos crispies de gengibre em cima de cada medalhão. Sirva o molho à parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário