segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CARPACCIO DE SALMÃO COM VODKA E CUBOS DE LARANJA

Continuando o cardápio do jantar de aniversário da Vera, segue a receita super leve e perfeita para petiscar durante um bate-papo. É facílima e saborosa, especialmente para os amantes de vodka.

CARPACCIO DE SALMÃO COM VODKA E CUBOS DE LARANJA

1 bandeja de carpaccio de salmão bem descongelado (não defumado)
1 laranja madura completamente descascada (inclusive a membrana branca)
1 dose de vodka
Azeite de oliva extravirgem
1 pitada de coentro picado (somente as folhas)
Torradas finas (para acompanhar)

Em um prato raso grande redondo ponha um disco de carpaccio no centro. Geralmente vêm dois discos de carpaccio nas embalagens. Então, com muito cuidado retire cada fatia do outro disco (sem rasgar) e vá encaixando nos espaços vazios do prato, formando um círculo maior. Retire os gomos da laranja já descascada, usando uma faca de legumes bem afiada, cortando bem próximo das membranas que separam estes gomos. Este processo já ajuda a separar as sementes. Quando retirar todos os gomos, descarte o miolo e as membranas, e verifique se não ficou nenhuma semente nos gomos. Corte cada gomo em 4 ou 5 pedaços. Salpique alguns pedacinhos de laranja em cima do carpaccio e um pouco de coentro picado. Regue todo o carpaccio com a dose de vodka e um fio de azeite. Sirva gelado acompanhado de torradas bem finas.

PS: se quiser incrementar essa receita, salpique alguns grãos inteiros de pimenta rosa. Ou faça uma versão canapé: passe um pouco de cream cheese nas torradas, ponha meia fatia de carpaccio (já temperado com vodka e azeite) enrolado em cima do cream cheese e finalize com uma folhinha de coentro e um cubinho de laranja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário