sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

BOBÓ DE CAMARÃO by chef Maurício Cordeiro

Quem não curte camarão?! Ahhhh... como tenho dó dos alérgicos (mentira, nem ligo!). Mas como por enquanto ainda estou no time que ainda não adquiriu esta mazela, aproveito bem o meu destino. Aproveitei meu tour de final de ano no RN e CE para provar delícias à base desse crustáceo. Conforme o já explicado no post anterior. Segue mais uma receitinha bem selecionada e devidamente assinada. Deliciem-se!

BOBÓ DE CAMARÃO by chef Maurício Cordeiro

1kg de camarão médio descascado
600g de aipim (macaxeira) cortados em cubos grandes e uniformes
2 tomates grandes cortados grosseiramente
1 cebola grande cortada grosseiramente
½ pimentão verde cortado grosseiramente
6 dentes de alho pilados
½ xícara de coentro picado (somente as folhas)
½ xícara de cebolinha picada
500ml de leite de coco
80ml de azeite de dendê
1 colher de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta ao seu gosto

Cozinhe o aipim ou a macaxeira até que fique bem macio. Escorra e reserve um pouco da água do cozimento. Bata no liquidificador o aipim com o tomate, a cebola, o pimentão e o leite de coco até formar um creme consistente. Aqueça uma panela e ponha o azeite de oliva e o alho para dourar. Junte o creme de aipim e mexa bem. Se o creme ficar muito grosso, junte um pouco da água do cozimento do aipim. Quando este creme estiver fervendo, junte o dendê, mexa bem para ele incorporar todo o creme. Ponha os camarões, mexa novamente. Tampe e deixe cozinhar por 4 a 5 min. Tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo e finalize com o coentro e a cebolinha picadas, mexendo bem. Sirva ainda quente, sozinho como entrada ou aperitivo em cumbuquinhas individuais. Ou acompanhado de arroz branco ou arroz com castanha de caju e farofa de alho para um jantar com toque bem nordestino e sofisticado.

PS: para os alérgicos de plantão, minha mãe criou uma versão muito deliciosa feita com cubos de peito de frango. Basta temperar os cubos com sal e pimenta e dourá-los antes de por junto ao creme de aipim.
PS2: tanto o dendê quanto o coentro são a alma do tempero desta receita. Vença suas barreiras e preconceitos e desfrute do sabor original deste prato.
PS3: se vc quiser dar um toque oriental, ponha um pouco de gengibre e mais pimenta no tempero e sirva com arroz jasmim feito com leite de coco e coco ralado salpicado por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário