sábado, 30 de janeiro de 2010

PASTEIZINHOS DE BANANA COM BRIE

Ainda continuando no quesito acepipes, no meu aniversário vintage, do ano passado, eu queria pq queria ter pasteizinhos, mas não que fossem os manjados e tidos como cafonas de carne ou queijo (adoro eles mesmo sendo cafonas). Decidi dar um up grade numa receita que inventei com minha mãe, ainda em Fortaleza. Acredite, teve um convidado que mesmo desdenhando e estranhando a combinação no começo, depois ficou vigiando a bandeja e quando ela acabava, ele me avisava, pedindo mais...rs. Para um anfitrião existe elogio melhor que esse?! Chileno, essa é pra vc!

PASTEIZINHOS DE BANANA COM BRIE – aprox. 24 porções

2 bananas grandes e maduras
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
½ xícara de chá de açúcar
Canela em pó ao gosto
1 queijo brie pequeno cortado em tiras e em quadradinhos
1 pacote de massa de pastel (procure as que têm nos ingredientes aguardente de cana, isso deixa a massa mais crocante quando frita)

Corte as bananas em 4 tiras, depois em fatias. Ponha em uma panela a manteiga e deixe derreter, acrescente a banana e o açúcar, mexa bem. Continue mexendo até formar quase um creme, tempere com a canela. Quando o creme estiver soltando do fundo, bem brilhoso e ainda mantiver uns pedaços pequenos de banana, ele está pronto. Deixe esfriar bem. Abra a massa do pastel e ponha um pouco do creme de banana e um quadrado de queijo brie. Cubra ou feche a massa de pastel, corte e aperte as bordas com um garfo, tendo o cuidado para o creme não vasar. Frite em óleo quente até ficarem dourados e crocantes, escorra em papel toalha e sirva imediatamente.

PS: também dedico essa receita ao casal Rocha, que assim como o Chileno, são grandes apreciadores desta receita. E ontem, tornaram-se avós da Antonella. Felicidades!

TOMATES CEREJA RECHEADOS C/ SABÁ DE TRUFAS NEGRAS

Nos dias de festa em casa montamos sempre várias opções de canapés e petiscos. E a cada nova festa invento um novo pra surpreender os convidados. Nesta receita aproveitei que ganhei da Lili, gerente da Spicy, um sabá de trufas negras que dá um toque pra lá de especial neste canapé super simples de ser feito e que vai realmente tirar elogios e criar um tom de mistério em torno de sua mesa de acepipes.

TOMATES CEREJA RECHEADOS C/ SABÁ DE TRUFAS NEGRAS – aprox. 40 porções

2 bandejas de tomates cereja bem maduros (procure as com tomates mais ou menos do mesmo tamanho)
1 pote de cream cheese ou catupiry (mas que seja o de verdade, ok?)
1 vidro de sabá de trufas negras (ok, é caro, mas rende demais e o sabor é inigualável)
1 pacote de salsa desidratada para decorar
1 pacote de sal grosso (pra servir de base pros tomates não tombarem na bandeja)

Lave bem todos os tomates e com uma faca de legumes (pequena e pontiaguda) bem afiada, retire um cone onde fica o pendúnculo. Faça isso em todos os tomatinhos. Agora com a ajuda de uma colher de café (a menor q tiver), retire parte das sementes. Com a ajuda colher de café ponha uma gota de sabá de trufas em cada tomatinho, depois com um bico de confeiteiro, ou saco plástico bem resistente, ou com duas colheres de café, preencha o tomatinho com cream cheese ou catupiry. Arrume-os em uma bandeja cheia de sal grosso para eles não tombarem e salpique bastante salsa desidratada em cima para dar mais um toque de cor. Quem provar, vai sentir a suculência levemente doce do tomate cereja, o sabor levemente terroso e ácido do sabá de trufas e a cremosidade suave do cream cheese ou catupiry. Garanto, é de enlouquecer!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

RISOTTO DE BRIE E DAMASCOS

Risottos são pratos super versáteis e tirando as pessoas que odeiam arroz (acredite, existem! tenho uma dessas em casa) vão super bem em qualquer ocasião, seja dia ou noite. Depois que você pega o jeito de dar o ponto certo, pode inventar loucuras de última hora com o que você tiver à disposição. Essa receita surgiu em uma festa lá em casa, quando descobri que alguns convidados não comeriam o risotto de camarões que eu estava terminando de fazer. Aproveitei o caldo quente que ia sobrar, separei uns ingredientes da mesa de montagem dos canapés e surgiu esta receita simples e deliciosa.

RISOTTO DE BRIE E DAMASCOS – 4 a 6 porções

250g de arroz arbóreo ou carnaroli (se não tiver esses, tente com o agulhinha mesmo, mas nunca com o parboilizado!)
100g de damascos secos
½ queijo brie pequeno fatiado e cortado em quadrados.
1 cebola pequena picada
1 litro de caldo de vegetais ou frango
1 cálice de vinho branco ou tinto seco (ou uma boa dose de vermuth seco)
Pimenta do reino a gosto
Azeite
1/2 garrafa de creme de leite fresco
1 colher generosa de manteiga

Faça o caldo e deixe-o em uma panela ao lado, sempre fervente durante toda a preparação. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Ponha o vinho ou vermuth e mexa sem parar até evaporar. Tenha em mente que a cada mexida o arroz soltará mais amido. A partir de agora vá colocando conchas de caldo toda vez que o arroz começar a secar, e siga mexendo bem. Quando o arroz estiver quase “al dente” (cozido e macio por fora, mas durinho por dentro), acrescente os damascos ao arroz e mexa bem. Tempere com pimenta do reino, pois o caldo já contém sal suficiente para a receita. Quando começar a secar novamente, junte o creme de leite e mexa bem. Prove o tempero e o ponto do arroz, lembre-se se estiver“al dente” está pronto. Acrescente a manteiga, o brie e mexa bem. Apague o fogo e deixe tampado por 1 minuto para o queijo derreter. Sirva ainda quente.

CARNE ACEBOLADA À MODA CHINESA

Mais uma dica praqueles dias em que sua geladeira monta um complô contra você e te oferece nada mais que uns bifes e cebola. Como sempre falo, tenha sempre em mãos vários tipos de temperos, pois são nessas horas que eles nos ajudam, e muito, na improvisação de pratos simples e deliciosos como essa carne acebolada à moda chinesa. Ou como minha amiga Ilana fala “carninha chinesa”. Vale até comer com seus chopsticks!

CARNE ACEBOLADA À MODA CHINESA – 2 porções

4 bifes grandes cortado em tiras finas
2 cebolas grandes cortadas em tiras finas
1/2 xícara de molho de soja (shoyu)
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo

Esquente bem uma panela e ponha o óleo. Polvilhe a maisena na carne e misture bem para incorporar em todos os pedaços. Ponha a carne na panela e mexa rapidamente. A maisena ajudará a formar uma crosta no fundo da panela, fundamental para o molho. Mexa a carne até ela secar. Polvilhe o açúcar e continue mexendo até caramelizar toda a carne deixando-a levemente dourada. Isso também contribuirá para formar a base do molho com o grudado no fundo da panela. Adicione a cebola e refogue junto com a carne até começar a ficar transparente. Ponha o molho de soja e mexa bem raspando todo o fundo da panela. Tampe e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos. Sirve bem quente acompanhado de arroz ou macarrão oriental na manteiga. Se você tiver, pode adicionar ao tempero um pouco de gengibre descascado e cortado em tirinhas bem finas, isso dará um toque especial. Ou quando for servir, polvilhar um pouco de cebolinha em cima.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

FRANGO À BAIANA

Nossa amiga Pink veio nos visitar nesse fds e decidimos almoçar em casa. Resolvi inventar uma receita para a ocasião e sabendo que ela gosta de sabores apimentados, me inspirei no bobó de frango que minha mãe fazia pra nós lá em Fortaleza. E nasceu essa receita mais leve e sem o creme de mandioca/macaxeira do bobó, mas tão saborosa quanto. Deliciem-se!

FRANGO À BAIANA – 4 porções

4 peitos de frango sem pele em tirinhas (da largura de um dedo, mais ou menos)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de maisena
2 dentes de alho picados
1 colher de páprica picante (uhhh la lá!)
1 xícara de chá de leite de vaca
1 garrafa pequena de leite de coco
Sal e pimenta do reino ao gosto
1 colher de sopa de azeite de dendê
½ xícara de chá de coentro picado (no mínimo, e não troque por salsa!)
2 colheres de sopa de açúcar (para caramelizar o frango)

Esquente bem a panela, ponha o azeite de oliva e o alho, doure rapidamente, acrescente o frango e misture rapidamente pro alho não queimar. Deixe o frango dourar de todos os lados sem mexer muito para não criar caldo. A ideia é dourar bem o frango antes de fazermos o molho. Quando o frango estiver sequinho e pré-cozido, polvilhe o açúcar por cima e mexa bem, isso irá ajudar a dar uma linda cor caramelizada nos pedaços de frango. Ponha o leite de coco, a páprica, o sal e a pimenta do reino e mexa bem. Deixe cozinhar mais um pouco e adicione o azeite de dendê, mexendo bem. Em uma xícara dissolva bem a maisena no leite de vaca e junte ao frango. Mexa bem para o molho engrossar uniformemente. Deixe ferver e prove o tempero. Para finalizar, desligue o fogo e junte o coentro. Sirva quente acompanhado de arroz, batatas ou brócolis cozido, e farofa de alho.

sábado, 23 de janeiro de 2010

BOLO DE BAGAÇO DE SOJA by Renedi Lisboa

Mais uma contribuição em nosso site. Uma internauta do Japão decidiu enfiar a colher também e nos enviou uma receita exótica e facílima. Pra quem mora em cidades onde se tem colônia japonesa, acho que vale a pena tentar achar o bagaço de soja e fazer a receita, até pq leva coco e chocolate, não tem como não ser gostoso, né? Então pra vcs uma receita made in japan! E obrigado Renedi pela receita e quando eu achar o okara a farei com certeza.

BOLO DE BAGAÇO DE SOJA

3 ovos
2 xícaras de açúcar
2 e ½ xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de chocolate em pó
1 xícara de leite
150g de bagaço de soja (em japonês chama-se okara e encontra-se em loja que vende tofu, aqui no Japão tem nos supermercados)
200 gramas de margarina
1 colher de sopa de fermento
sal a gosto
1 colher de sopa de coco ralado

Bata o açúcar e margarina até ficar cremoso, acrescente os ovos e o bagaço de soja. Misture até a massa ficar homogênea acrescentando o trigo e o leite aos poucos. Acrescente o coco ralado, uma pitada de sal, o chocolate em pó e o fermento. Unte uma forma e asse c/ a temperatura de 160 graus em mais ou menos por cerca de 60 minutos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

MOLHO DE CEBOLA CARAMELIZADA COM WHISKY

Tem quem as odeie, tem quem não ligue, e tem os que adoram. Pra mim cebolas são imprescindíveis em uma cozinha. Okay, okay...cruas são terríveis. Mas sempre achamos um jeito de acalmá-las e aproveitar os sabores e a texturas que os diferentes modos de utilização nos oferecem. Nesta receita busco acertar os segredos do sabor caramelizado e intenso do molho de cebola do TGI Friday`s. Será que eu acertei?

MOLHO DE CEBOLA CARAMELIZADA COM WHISKY – 8 porções

4 cebolas grandes picadas em cubinhos
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga ou margarina
¾ xícara de chá de açúcar
½ xícara de vinagre balsâmico (não pode ser outro, se não tiver, pule esse ingrediente)
Sal, noz moscada e pimenta do reino ao gosto
½ xícara de whisky (não precisa ser aquele 15 anos, mas que seja ao menos um importado 8 anos)

Em uma panela ponha as cebolas, o açúcar, o vinagre e a manteiga. Mexa bem e deixe cozinhando até o vinagre e o açúcar começarem a caramelizar. A partir desse momento, vá observando e mexendo de vez enquando. Quando a cebola estiver transparente, cozida e em um tom âmbar escuro, e o caramelo estiver começado a engrossar, é hora de temperar com sal, noz moscada e pimenta. Mexa bem e prove o tempero, ajustando-o se necessário. Acrescente o whisky de uma vez só e com cuidado, pois ele vai fazer o caramelo borbulhar e criar uma nuvem de vapor. Espere o vapor acabar e mexa bem para dissolver todo o caramelo misturando-o com o whisky. Deixe apurar mais um pouco e apague o fogo. O molho está pronto e pode servi-lo quente ou frio, acompanhando carnes (bovina, aves e suínos) e queijos grelhados ou assados. Após esfriar pode conservá-lo em geladeira, em pote fechado por até 10 dias (em casa nunca durou mais que isso). E neste caso, basta por no micro-ondas por 30 a 60 segundos, acrescentando um pouquinho de água se necessário e mexendo bem para que a gordura que cria em cima, volte a se incorporar.

BATATAS AO CURRY by Alê Bouty

Nesse último réveillon em Fortaleza, ganhamos de minha amadíssima amiga Alessandra, um jantar de despedida com familiares e amigos. E como em nossa trupe de viagem temos um amigo vegetariano, parte do menu foi especial para ele (existe carinho maior?). Sendo o grande destaque da noite essa receita de batatas que é de enlouquecer e tem o jeitinho dela de preparar. É provar para ver!

BATATAS AO CURRY – 4 porções

2 colheres de sopa de óleo
3 dentes de alho picados
1 cebola bem picada
4 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de leite de coco
1 colher de sopa de gengibre ralado (adooro!)
2 xícaras de caldo de galinha (ou de legumes)
800g de batata inglesa tipo bolinha (ou das grandes em fatias grossas)
2 colheres de sopa de curry
1/2 colher de sopa de coentro picado
1/2 xícara de uva passa (sem sementes, please!)

Acompanhamento:
1 abacate cortado em cubinhos

Numa panela, aqueça o óleo em fogo médio. Junte o alho e a cebola e refogue por cinco minutos. À parte, dilua a farinha no leite de coco. Na panela junte o caldo, a batata, o leite de coco e o curry. Misture tudo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 25 minutos, mexendo às vezes até a batata ficar macia. Adicione o coentro e misture. Retire do fogo e transfira a uma travessa. Polvilhe com as uvas passas e sirva com o abacate.

Toque pessoal da Alê:

Faça o molho em separado e cozinhe as batatas no vapor até ficarem al dente, juntando-as ao molho, mexendo levemente, em fogo apagado. Tampe a panela e deixe apurar o sabor por uns vinte minutos. Transfira para a travessa e, pouco antes de servir, leve ao forno para a batata finalizar o cozimento, sem perder a firmeza. Melhor impossível!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

SALADA DE KANI KAMA, MANGA E BROTOS DE FEIJÃO

Segue uma receita de salada rápida e refrescante pra esse verão que tá com tudo. Tem um toque meio tailandês, mas só de brincadeirinha, senão a pimenta seria muito, mas muito mais forte. E adeus refrescância...rs

SALADA DE KANI KAMA, MANGA E BROTOS DE FEIJÃO – 4 porções

8 barrinhas de kani kama
4 folhas de alface americana bem lavada
1/2 pacote de broto de feijão (quem curte põe mais)
1 manga grande em cubos
2 folhas de acelga em tirinhas
1 garrafa pequena de leite de coco
1 punhado de coentro (não pode ser substituido por salsa)
1 talo pequeno de cebolinha (parte branca e a verde sem a raiz)
Molho de pimenta ao gosto
Sal ao gosto
Amendoim torrado sem casca (ou castanha de caju)

Corte cada barrinha de kani em 4 pedaços. Misture bem com a manga, brotos e acelga. No liquidificador bata o leite de coco com o coentro, a cebolinha, o sal e a pimenta. Divida a salada dentro de quatro folhas de alface americana bem lavada e seca. Ponha um pouco do molho e salpique o amendoim por cima. Sirva o restante do molho a parte.

BROWNIE COM CASTANHA DE CAJU

Chocólatras tremei! Sinal máximo ligado, pois segue uma receita de brownie que vai deixar você louco. Em tempos remotos, fiz essa receita para 2 amigos e o desespero era tanto, que tirei antes do tempo certo do forno, e comemos com colher direto na forma, pois ele virou um enorme petit gateau. Crocante em cima, quente e cremoso no meio. É ou não é tudo de bom?!

BROWNIE COM CASTANHA DE CAJU – 8 a 12 porções

2 barras de chocolate de aprox. 180g (1 ao leite e 1 meio amargo)
5 ovos
250g de manteiga ou margarina
1 xícara bem cheia de açúcar (de preferência o cristal para formar uma crosta em cima do brownie)
1 xícara de farinha de trigo sem fermento
1 xícara de castanha de caju torrada (ou outro tipo de nozes)
1 colher de café de essência de baunilha
2 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (se não tiver, não use achocolatado, pois ele não dará a intensidade de cor e sabor que queremos)

Quebre os chocolates em pedaços pequenos, não precisa ralar ou coisas do tipo. Misture com a manteiga e ponha no micro-ondas por 1 minuto e meio, parando na metade do tempo para misturar. Bata bem essa mistura até o chocolate se incorporar a manteiga derretida, formando um creme. Enquanto o chocolate derrete, misture os ovos com o açúcar e a baunilha, batendo levemente com um garfo ou batedor. Diferente dos demais bolos, o brownie é basicamente misturado e não batido, pois se bater muito ele vira uma bolo fofo, e não é isso que queremos. Agora acrescente o creme de chocolate aos ovos e mexa bem novamente, até incorporar tudo. Misture um pouco da farinha às castanhas, pois assim elas não descerão para o fundo da assadeira quando estiver assando. Ponha o resto da farinha e o cacau e mexa bem. Ponha em uma forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno pré-aquecido, em temperatura média por 20 a 30min (isso vai depender do seu forno, então após os 20min, faça o teste de palito: ele deve sair com alguns grumos, mas nunca molhado). Se você é uma pessoa má como eu, sirva com uma cobertura de Nutella...rs

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

MELANCIA ATÔMICA

O verão tá com tudo! E por esses dias lembrei-me da época de faculdade e das festinhas memoráveis (de verdade) que fazíamos. Quando eram só pra turma da gente (algumas davam milhares de pessoas), sempre rolava um drink coletivo chamado melancia atômica. Era o auge da festa, uma verdadeira intervenção, pois uma melancia gigante cheia de líquido borbulhante invadia o meio da festa, e todos de canudo na mão sorviam tudo, felizes em compartilhar aquele momento. Mas como não estamos mais na faculdade (thanks God!), segue uma versão individual desse drink refrescante. Enjoy it!

MELANCIA ATÔMICA – 6 drinks

½ melancia pequena gelada em cubos e sem sementes
1 copo de vodka gelada (200ml)
½ copo de xarope de groselha
1 garrafa de espumante bem gelada

Bata a melancia no liquidificador e coe. Junte ao suco de melancia a vodka e a groselha e mexa bem. Coloque o suco até a metade de uma taça de champagne e complete com espumante. Sirva na hora!

SALADA CAPRESE LÍQUIDA

Tomates! Raro quem não os gostem. E hoje, posto essa receita que é perfeita para fazer de entrada fria em um jantar bacana. Meu amigo Christiano acha essa receita bemmm digna e foi um dos pratos de sua despedida para Curitiba. Au revoir!

SALADA CAPRESE LÍQUIDA – 12 porções

1/2 garrafa de passata de tomate (não é nem suco nem apenas tomate batido)
½ maço de manjericão
Sal e pimenta do reino ao gosto
Azeite
½ ricota amassada
1 caixa de creme de leite
1/2 maço de salsinha

Bata no liquidificador a passata e meia xícara de folhas de manjericão bem lavadas e secas, junto com o azeite, a pimenta e o sal. Ponha para gelar. Tempere a ricota com a salsinha bem picada (somente as folhas), uma pitada de sal e o creme de leite. Monte em taças ou potinhos (de preferência transparentes) colocando mais ou menos 1 cm do creme de ricota, alise bem e cubra com 2 ou 3cm de molho de tomate. Enfeite com mais um fio de azeite e uma folhinha de manjericão. Deixe na geladeira até a hora de servir e sirva com colher.

RISOTTO DE COGUMELOS CONGELADOS

Já que estou em um momento mushrooms, vai mais uma receitinha bico de risotto. Seus amigos vegetarianos vão comer de joelhos. E você pode continuar em pé para raspar o fundo da panela, pois todos vão repetir com certeza! rs.

RISOTTO DE COGUMELOS CONGELADOS – 4 a 6 porções

250g de arroz arbóreo ou carnaroli (se não tiver esses, tente com o agulhinha mesmo, mas nunca com o parboilizado!)
300g de cogumelos descongelados (champignon de paris ou similar)
1 cebola pequena picada
1 litro de caldo (2 cubos do de vegetais, para os vegetarianos, ou de carne, se não)
1 cálice de vinho branco ou tinto seco (ou uma boa dose de vermuth seco)
Pimenta do reino a gosto
Azeite
1/2 garrafa de creme de leite fresco
1 colher generosa de manteiga
Queijo parmesão ralado na hora (se você curtir, eu não ponho pq odeio!)

Os arroz arbóreo e carnaroli são os ideais pra risotto, pois soltam muito amido, dando uma cremosidade natural ao prato. Mas se você não os tem em sua dispensa, tente com o agulhinha. Já que o parboilizado teve seu amido pré-cozido dentro do próprio grão, por isso esse amido não será mais solto durante o cozimento e obviamente não servido para nenhuma receita de risotto.  Depois dessa parte "técnica", vamos começar a receita. Faça o caldo e deixe-o em uma panela ao lado, sempre fervente durante toda a preparação. Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Ponha o vinho ou vermuth e mexa sem parar até evaporar. Tenha em mente que a cada mexida o arroz soltará mais amido. A partir de agora vá colocando conchas de caldo toda vez que o arroz começar a secar, e siga mexendo bem. Quando o arroz estiver quase “al dente” (cozido e macio por fora, mas durinho por dentro), acrescente os cogumelos com a água do seu descongelamento ao arroz e mexa bem. Tempere com pimenta do reino, pois o caldo já contém sal suficiente para a receita. Quando começar a secar novamente, junte o creme de leite e mexa bem. Prove o tempero e o ponto do arroz, lembre-se se estiver“al dente” está pronto. Acrescente a manteiga e mexa bem. Apague o fogo e se você gostar, acrescente o queijo ralado, mexendo novamente. Eu realmente dispenso essa parte, até por que fica mais light. Sirva imediatamente.

REFOGADO DE COGUMELOS DO DIA

Como eu adoro uma promoção de cogumelos frescos! E pra comemorar essa benesse do supermercado que frequento (um lugar de gente feliz, pior q eh verdade..rs), vai uma receita bem boba de um refogado que também é sucesso lá em casa. Prepare sua melhor frigideira de fundo grosso e mãos à obra!

REFOGADO DE COGUMELOS DO DIA – 8 a 10 porções

3 bandejas de cogumelos frescos (de preferência de tipos diferentes)
1 limão
Azeite ou manteiga (use o que tiver ou preferir)
Sal e pimenta do reino ao gosto

Quando for comprar os cogumelos frescos prefira os mais macios e firmes, sem parte danificada ou com cheiro estranho. Não leve para casa cogumelos pegajosos, duros ou elásticos. Veja na embalagem se os cogumelos em questão podem ser lavados em água corrente, pois geralmente devem ser apenas limpos com um pano úmido, senão perdem o gosto. Veja também se eles têm talos mais rígidos, se tiverem corte-os e despreze. Corte os cogumelos em fatias ou pedaços uniformes, para que cozinhem ao mesmo tempo. Ponha a maior frigideira ou panela de fundo grosso que tiver para esquentar bem, em fogo alto. Coloque um pouco de azeite ou manteiga, jogue os cogumelos e refogue sem mexer muito, para não formar caldo. Após 5 minutos tempere com sal, pimenta do reino e um pouco de suco de limão. Mexa bem, deixe refogar por mais 2 ou 3 minutos e prove. Os cogumelos devem estar macios e suculentos. Se for preciso, corrija o tempero. Sirva como acompanhamento para uma salada de folhas, uma massa simples ou carne vermelha grelhada.

CREME DE ABACAXI by Margarida Rosendo

Mais uma contribuição carioca em nosso blog. Minha amada e querida tia Margarida nos enviou uma receita facílima a base de abacaxi. Pra quem curte um doce, mas não quer ter trabalho algum, esta é a receita. Afinal, já que descascamos muitos abacaxis em nosso dia a dia, que diferença faz mais um?

CREME DE ABACAXI – 8 a 12 porções

1 abacaxi médio e bem maduro (vale a técnica de puxar uma folha do centro da coroa, se soltar fácil, está maduro)
1 copo de água
1 copo de açúcar
1 envelope de pudim em pó de abacaxi ou baunilha
1 lata de creme de leite bem gelado

Descasque e pique o abacaxi, desprezando o miolo duro. Ponha o abacaxi em uma panela com água e açúcar, mexa bem e deixe cozinhar por 20 minutos, mexendo de vez enquando. Agora acrescente o envelope de pudim em pó e mexa por mais 5 minutos. Coloque este creme em uma travessa e deixe esfriar completamente. Enquanto isso, bata levemente o creme de leite para ele encorpar um pouco, não precisa chegar ao ponto de chantilly. Cubra o creme de abacaxi com o creme de leite e ponha para gelar por 2 ou 3 horas. Pode servir puro ou acompanhado de sorvete de creme, baunilha, coco ou abacaxi. Ah! Se você curte, também pode adicionar uma dose de rum no final do preparo do creme de abacaxi, fica divino!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ESPAGUETTI COM BRÓCOLIS E CAMARÕES

Ainda morando em Fortaleza, frequentava sempre o Sputnik (e toda vez que volto à cidade, vou lá). Pulo os deliciosos sanduíches e entradinhas e vou direto à essa massa que adoooro tentar reproduzir em casa. Eu e a Alessandra gastamos uns bons minutos tentando puxar a receita do garçon e do chef. Mas com a negativa deles, decidimos perder mais uns minutos decifrando os sabores e o método do preparo. E acho que acertamos em cheio. Segue nossa receita.

ESPAGUETTI COM BRÓCOLIS E CAMARÕES – 1 porção

¼ de pacote de espaguetti (grano duro, pleeease!)
½ xícara de azeite (vai com fé!)
200g de camarões médios limpos, sem cabeça e casca (ou do tamanho que vc tiver)
3 a 4 pedaços de brócolis congelados
4 a 6 dentes de alho descascados e inteiros (tenho certeza que não vai se arrepender)
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino moída ao gosto

Ponha o espaguetti para cozinhar em água fervente com sal, pelo tempo que determinar a embalagem. Em outra panela ponha o azeite pra esquentar, abaixe bem o fogo, acrescente os dentes de alho inteiros. E vá mexendo até que os dentes cozinhem e fiquem levemente dourados e macios (isso mesmo, o alho é cozido e não frito no azeite, fica uma delícia). Retire os dentes de alho e reserve-os. Doure os camarões nesse azeite. Ponha os brócolis pra descongelar por 2 minutos no micro-ondas em potência máxima. Pique-os em pedaços pequenos. Misture os brócolis com os camarões e refogue um pouco, adicione os dentes de alho, tempere com sal, pimenta do reino e o vinagre balsâmico. Mexa bem e misture com a massa cozida. Sirva na hora, sem acompanhamentos e mais delongas.

ROCAMBOLE DE ARROZ by Paty Mello

Fiquei super feliz com nossa primeira colaboração em nosso blog. Minha amiga Paty Mello, garota sangue bom, nos envia uma receita facílima direto do seu sítio Flor de Lis (http://www.flordeliseventos.com.br/). Pegue seu liquidificador e mãos à obra.

ROCAMBOLE DE ARROZ – 6 a 8 porções

2 copos cozidos de arroz (sempre temos uma sobra dele na geladeira, né?)
2 ovos
2 xícaras de leite
1 colher de fermento
½ xícara de óleo
Sal a gosto

Bata tudo no liquidificador. Ponha em uma assadeira retangular levemente untada (se não for antiaderente) e asse em forno pré-aquecido por 30 minutos ou até ficar dourado. Ainda quente, vire a massa em um pano de prato úmido (não encharcado), recheie com o que quiser e enrole com a ajuda do pano (mas não faça como uma amiga minha, que enrolou COM o pano...rs). A Paty recomenda os seguintes recheios: creme de palmito, sardinha ao molho de tomate, queijo, espinafre com ricota, frango com requeijão.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

COULIS DE MAÇÃS

Como eu adoro o Outback! E toda vez que peço as hibs de lá, faço questão que venham com as maçãs cozidas como acompanhamento. Elas são perfeitas para acompanharem carnes de porco, frango, tender e peru. Sem dúvida um acompanhamento rápido, barato e muito versátil, que vai fazer um baita carão na sua mesa.

COULIS DE MAÇÃS – 6 porções

6 maçãs vermelhas grandes descascadas e cortadas em cubos grandes
1 colher de manteiga ou margarina
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa rasa de canela (ou use ao seu gosto)
1 pitada de sal (mas não muito pois a manteiga já tem sal)
1 boa pitada de pimenta do reino

Descasque e corte as maçãs deixando-as cobertas de água para não escurecerem. Ao terminar de cortar todas, desprezando os miolos, escorra-as bem. Coloque-as em uma panela junto com o açúcar e a canela. Leve ao fogo e acrescente a manteiga, e fique mexendo até a manteiga derreter completamente e se misturar com o açúcar. Continue mexendo até levantar fervura, com todo cuidado para não esfarelar as maçãs (recomendo usar uma colher de pau). Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por 5 minutos e mexa de vez enquando até que os pedaços de maçã cozinhem seu centro, mas sem amolecer demais. Pode ser servido quente ou frio.

CARNE MOÍDA HOT COM CREME DE QUEIJO

Sunday...the lazy, laaaazy day. Em mente apenas a certeza de fazer um prato único e o desafio de dar uma nova cara a batida e velha de guerra carne moída. A salvação veio na inspiração mexicana para esse prato que junta diversos aromas e a cremosidade de um molho bem espesso de queijo, gratinado ao forno. Um dos preferidos do Anderson. Prepare-se para fortes emoções!


CARNE MOÍDA HOT COM CREME DE QUEIJO – 4 a 6 porções

1kg de carne moída (de preferência passada no moedor 4 vezes - faça amizade com o açougueiro)
1 pacote de molho de tomate
2 dentes de alho picados
Azeite
1 folha de louro
Pimenta do reino e sal a gosto
3 cravos
1 pitada de canela em pó
1/2 litro de leite em temperatura ambiente
5 colheres bem cheias de farinha de trigo
2 colheres bem cheias de manteiga ou margarina
Noz moscada a gosto
200g de queijo cheddar ralado (ou outro queijo que tiver)

Vamos começar pelo molho branco. Em uma panela, derreta a manteiga, acrescente a farinha e mexa bem até misturar tudo, sem deixar escurecer. Acrescente todo o leite e mexa bem até dissolver a farinha, sem formar grumos (se formar grumos, quando finalizar o molho bata-o no liquidificador e deixe descansar uns 10 minutos, até voltar a consistência anterior). Tempere o molho com sal e noz moscada e mexa até ficar um creme bem grosso. Para saber o ponto, ao enfiar e retirar uma colher do molho, ele não deve escorrer, deve grudar e formar uma camada bem espessa nas costas da colher. Chegou a hora de adicionar o queijo ralado, misturando bem até ele derreter e se incorporar ao molho. Noutra panela, aqueça o azeite, doure o alho, acrescente a carne moída e mexa até toda a carne perder a cor vermelha. Tempere com sal e bastante pimenta do reino, os cravos, a canela e a folha de louro. Por último adicione o molho de tomate, mexa bem e tampe, deixando cozinhar por 10min. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180 graus). Retire os cravos e a folha de louro da carne, ponha-a em um refratário, e alise bem o topo. Cubra tudo com o molho de queijo e ponha no forno para gratinar por uns 15 minutos. Sirva com nachos, fatias de pão ou arroz branco. Além de Tabasco ao lado para os mais afoitos.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FUSILI COM CALABRESA E ABACAXI

Em uma das minhas primeiras visitas a SP, na fase adulta, conheci por intermédio do meu amigo Fernando Duth, um restaurante chamado L’Open. Naquela noite uma das sugestões da casa era uma massa com molho vermelho, calabresa e pasme! Abacaxi! Como sempre procuro por coisas gastronomicamente interessantes em minhas viagens, lógico que eu pedi e adorei esse prato. Simples e rápido de fazer. Acredite, você vai adorar também!

FUSILI COM CALABRESA E ABACAXI – 4 a 6 porções

1 pacote de macarrão parafuso (please, de grano duro)
1 abacaxi pequeno maduro e doce (se tiver meio abacaxi grande dando bobeira na sua geladeira tb serve)
1 caixa de molho de tomate pronto
2 a 3 linguiças calabresas
Sal e pimenta do reino a gosto

Ponha água do macarrão para ferver com sal. Quando ferver ponha a massa para cozinhar, seguindo o tempo determinado pelo fabricante. Pegue o abacaxi corte em fatias não muito finas, descarte o miolo duro, corte a polpa em pedaços uniformes. Cada fatia deve dar em torno de 8 pedaços. Agora divida as calabresas em 4 tiras no comprimento, depois corte-as em cubinhos. Aqueça bem uma panela e sem adicionar óleo algum, frite a calabresa até dourar. Isso requer um pouco de paciência. Basta ir mexendo de vez enquanto, até dourar todos os lados. Quando isso acontecer, com cuidado escorra e descarte toda a gordura que se formou. Acrescente o abacaxi à linguiça, refogue um pouco, junte o molho e deixe levantar fervura. Mexa tudo com cuidado (ou com uma colher de pau), para não dissolver o abacaxi. Neste ponto a massa já deve estar cozida, escorra-a bem e misture ao molho. Sirva imediatamente.

FILET AO FORNO COM CREME by Edna Rocha

Era um belo domingo de sol e fomos convidados a curtir a piscina da casa de uns amigos. Excelentes anfitriões e exigentes comensais. E para o tradicional almoço de família a Edna, nossa querida anfitriã, preparou um prato de uma simplicidade e sabor inigualável que ela aprendeu com um chef português em uma viagem à Paris. Filet mignon ao forno com creme. Absolutamente fantástico! Dissolve na boca! E assim como o chefe português, ela me passou a receita e os segredos desse prato. E agora, eu o divido com vocês. Pardon, Edna!

FILET AO FORNO COM CREME – 6 a 8 porções

1 peça de filet mignon bem limpa e inteira (não tente fazer com outro tipo de carne!)
1 garrafa de creme de leite fresco (neste caso, não dá pra usar o de caixinha, okay?)
2 ou 3 cenouras grandes descascadas e cortadas em tiras
1 caixa de bacon em fatias
5 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos grandes (eu prefiro usar batatas pequenas, bem lavadas, cortadas em 4 e com a própria casca)
Noz moscada, sal e pimenta do reino a gosto.
1 folha de louro
Azeite
Papel alumínio

Pegue o filet e faça cortes de aproximadamente a cada 2cm, ao longo de toda a peça, como se fosse fazer medalhões, mas sem cortar até o fim, para que ainda seja uma peça só. Tempere bem esse filet com sal, pimenta e noz moscada, inclusive nas cavidades da carne. Deixe descansar um pouco. Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220 graus). Divida as tiras de bacon na metade do comprimento. Unte uma assadeira com um pouco de azeite e coloque a carne. Ponha um pedaço de bacon e uma tira de cenoura em cada cavidade da carne. Regue a carne com um pouco mais de azeite.  Em volta dela ponha o restante da cenoura e das batatas, tempere-as com um pouco mais de sal, pimenta e noz moscada. Agora, finalize derramando o creme de leite por cima de toda a carne. Cubra com papel alumínio e deixe assar coberta por cerca de 40min, depois retire e deixe dourar por mais uns 10 a 15 minutos. Sirva ainda quente com arroz branco, salada verde, ou uma massa passada na manteiga.

SORVETE C/ NUTELLA E PAÇOQUINHA

Era São João e fazia tempos que não víamos dois grandes amigos, Kleber e Adriano. Decidimos fazer um almoço pra pormos o papo em dia. E como sempre deixo pra pensar a sobremesa depois, pois não sou apaixonado por doces. Isso mesmo, por mim não faz a menor falta. Mas pros meus convidados faz. Então, no supermercado me caiu essa ficha! E assim, por puro desinteresse e preguiça, resolvi improvisar uma sobremesa com um toque caipira, mas que pudesse ser apenas montada com coisas compradas prontas. Acredite, um dos convidados que não posso revelar o nome repetiu três vezes.

SORVETE C/ NUTELLA E PAÇOQUINHA

1 pote de sorvete de creme ou baunilha
1 pote pequeno de nutella
1 caixa de creme de leite
Algumas paçoquinhas de amendoim (lembrando que no Nordeste, paçoca é um tipo de farofa com carne seca)

Ponha a nutella com o creme de leite em uma tigela e aqueça no micro-ondas por 2 minutos. Retire e misture bem. Monte uma generosa bola de sorvete em uma taça, cubra com a calda de nutella e por cima esfarele uma paçoquinha. Se seus convidados não estiverem ansiosos, você pode decorar com algo que ache legal. Mas eu realmente não tenho paciência pra doces...rs.

FUSILI À CARBONARA FAKE

Minha paixão por massas é minha maior inimiga nas dietas da vida. E de todas, essa receita é a mais inimiga e a que eu mais adoro convidar para jantar lá em casa...rs. Esqueçam as balanças, os pontos e calorias do seu regime, pois esse fusili à carbonara é pra quebrar a banca, mesmo sem ser a receita original, mas em sabor ela não deixa nada a desejar. Chame os amigos pro pecado ser coletivo. E uhuuuu! Se joguem na massa!

FUSILI À CARBONARA FAKE – 4 a 6 porções

500g de macarrão parafuso (desencana, pode ser qualquer outro, mas que seja de grano duro, okay?)
4 gemas (isso mesmo, vai ter que quebrar e aparar na mão)
3 caixas de creme de leite
1 pacote de bacon redondo em fatias (o redondo tem mais carne e menos gordura)
1 maço de salsinha (use somente as folhas)
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Papel toalha

Vamos começar pelo bacon. Em um refratário ponha 2 folhas de papel toalha no fundo. Agora vá fazendo camadas de bacon e papel toalha, até acabar todo o bacon. Finalize com papel toalha. Ponha esse refratário no micro-ondas de 12 a 15 minutos. A partir do 10o minuto fique de olho, pois seu micro-ondas pode ser muito potente e queimar o bacon. Assim, a cada minuto excedente, pare-o e olhe se o bacon já está crocante. Se estiver retire o refratário e deixe esfriar um pouco. Isso facilitará a remoção do bacon que por ventura grude nas folhas de papel. Enquanto o bacon assa, ponha uma panela com água e sal no fogo, para cozinharmos a massa quando ferver. Pegue os ovos parta-os delicadamente e com a mão separe as gemas das claras, com cuidado para não estourar as gemas, que devem ser colocadas em uma tigela grande que possa ir à mesa (ou seja, que caiba o molho e a massa, e também seja bonita...rs). Quando separar todas as gemas, com os dedos estoure e puxe as membranas de cada uma, descartando-as. Essas membranas são as responsáveis pelo cheiro forte que os ovos têm. Pegue a tigela com as gemas e acrescente o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino em pó e noz moscada. Bata bem essa mistura para incorporar as bem as gemas ao creme. A essa altura sua água já deve estar fervendo e o bacon frio. Então, ponha a massa pra cozinhar observando o tempo determinado na embalagem. E quanto ao bacon, separe-o da folhas de papel e veja como eles estão crocantes, pegue uma faca grande e pique-o bem. Descarte as folhas de papel bem engorduradas e veja como foi bom se livrar de umas boas calorias. Ponha o bacon na mistura de creme de leite e ovos e misture bem. Agora separe as folhas de salsinha dos talos, descarte os talos e pique bem as folhas. Jogue-as no creme e misture novamente. Verifique se sua massa já cozinhou e a escorra bem. Acrescente a massa ao creme e misture bem, sem deixar esfriar, pois é o calor da massa que vai cozinhar o molho na própria tigela. Não precisa dizer que sendo assim, você tem que servi-la imediatamente. Okay, pra acompanhar leve à mesa um bom parmesão ralado na hora.

PONCHE DE MORANGOS COM LIMÃO SICILIANO

Ano passado depois de fazer diversas festinhas de aniversário cheio de novidades na mesa, decidi fazer um niver vintage pra mim. Repleto de comes e bebes de antigamente. Então rolou muita coxinha, canudinho, pasteizinhos, pão americano e brigadeiros desavergonhadamente deliciosos, mas feitos com ingredientes atuais. Assim, para beber tinha que ser algo do mesmo tipo. Mesmo não achando a poncheira que tanto quis, improvisamos uma, e dentro dela sumiu quantidades enormes deste ponche que virou hit aqui em casa.


PONCHE DE MORANGOS COM LIMÃO SICILIANO

2 caixas de morangos bem lavados e picados grosseiramente
2 limões sicilianos bem lavados e fatiados finamente e cortados em 4
2 doses de contreau (ele puro é terrível, mas vai bem em coquetéis, doces e molhos)
4 colheres de sopa bem cheia de açúcar
1 garrafa de vinho branco seco
2 garrafas de espumante seco (brut)

Misture os morangos com os limões e o açúcar, deixe descansar por 10 a 15 min pras frutas soltarem um pouco do seu próprio suco. Acrescente o contreau e o vinho seco e ponha pra gelar (neste ponto você pode congelar e deixar guardado para quando precisar). Na hora de servir ponha em uma poncheira e junte o espumante bem devagar. Agora a sua festa vai ficar muito mais divertida! Se você é como eu e adora inventar, ponha menos vinho e bem menos espumante nesta mistura de frutas e ela se transforma em uma excelente, sofisticada e delicada calda para sorvete.

SEX IN THE LAKE

Toda festa que se preze tem que ter comes e bebes. Diferente de outros locais, aqui em SP tenho percebido que os bebes ultimamente têm tido maior importâncias nas festas. Poucas e boas comidinhas e muitas, muitas opções de bebidas servidas a rôdo. Então, vou dar a receita de um drink levinho e refrescante que inventei com minha amiga Teresa ainda na época da faculdade, mas perfeito pra você curtir numa varanda em dia de sol. É beber a vontade sem ficar de pileque.

SEX IN THE LAKE - 1 dose

80ml de água de coco (natural, as de caixinha tem gosto de plástico!)
1 dose de vermuth branco seco (eu prefiro Martini Fiero, mas tá difícil de achar)
3 cubos de gelo
1 cereja para decorar
Cherry brandy a gosto (opcional)

Esse é um drink simples montado diretamente no copo. Se você for usar o cherry brandy (licor de cereja) ponha-o primeiro no fundo do copo, depois o gelo, acrescente a água de coco e por último o vermuth seco. Decore com uma cereja e refresque-se neste verão!

LASANHA NAPOLITANA

Sempre fui fã de lasanhas. A verde do Fellini de Campinas então! Mas num domingo ainda em Fortaleza encuquei que queria fazer uma bem leve. Ao abrir a geladeira, vi muitos tomates super vermelhos na gaveta de baixo. E foi assim que saiu essa que tenho certeza, todos vão adorar, principalmente seus amigos vegetarianos.

LASANHA NAPOLITANA – 4 porções

½ pacote de massa pronta para lasanha (pré-cozida, ok?)
1 litro de leite em temperatura ambiente
2 colheres bem cheia de manteiga ou margarina
3 colheres de sopa bem cheias de farinha de trigo
Sal, pimenta e noz moscada a gosto
4 a 5 tomates grandes e maduros bem picados
Azeite
300g de queijo mussarela em fatias finas ou ralado grosso (para ficar mais light troque por ricota ralada)
Folhas de manjericão fresco ou manjericão desidratado

Vamos começar pelo molho branco. Em uma panela ponha a manteiga e deixe derreter completamente, então acrescente toda a farinha de trigo e mexa bem até incorporar, mas com cuidado para não queimar a mistura. Agora acrescente metade do leite e mexa bem até dissolver toda a farinha, sem formar pelotes. Um batedor ajuda muito, senão use o velho e bom garfo mesmo. Quando estiver bem dissolvido, acrescente o restante do leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada. Continue mexendo sem parar até engrossar no ponto de molho. Sabemos que chegamos a esse ponto quando enfiamos a colher dentro da mistura e quando a retiramos as costas dela ainda está com uma boa camada de molho. Ou seja, ele já está encorpado e não escorre completamente. Agora vamos montar a lasanha! Pode acender o forno para pré-aquecê-lo em temperatura média (180 graus). Espalhe um pouco de azeite no fundo de um refratário, agora ponha um pouco do molho e espalhe bem. Intercale uma camada de massa de lasanha, outra de queijo, outra de tomate, salpique manjericão, agora o molho e assim por diante. O ideal é fazer 3 camadas, finalizando com molho e queijo. Salpique manjericão e regue com um pouco mais de azeite e ponha no forno. Deve assar por 40min ou até que o queijo fique dourado em cima. Deixe esfriar um pouco e sirva. Você vai ver como os tomates se incorporaram ao molho branco criando um delicioso molho rosé aromatizado com manjericão. Nada mais que divino!

ESPAGUETTI COM COGUMELOS CONGELADOS

Mais um momento geladeira zero. Você e o vácuo alimentício. O lance é ter poucos e bons ingredientes, assim rola uma certeza que nessa guerra você vai sempre se dar bem. Decadance avec elegance! Segue uma variação do velho e bom alho e óleo. Então, vamos lá!

ESPAGUETTI COM COGUMELOS CONGELADOS – 1 porção

¼ de pacote de espaguetti (pode ser talharim ou qualquer outro)
1/3 de pacote de cogumelos congelados (champignon de paris congelado é bemmm melhor que o em conserva e até mais barato)
2 dentes de alhos bem picados
3 colheres de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Ponha bastante água para ferver com sal. Quando ferver, cozinhe a massa pelo tempo que manda a embalagem. Enquanto isso ponha os cogumelos em um prato fundo e ponha no micro-ondas por 3 minutos, ou até que descongelem e soltem bastante água. Escorra essa água e reserve. Em uma panela aqueça o azeite e ponha o alho picado e abaixe o fogo, vá mexendo de vez enquando para não queimar e grudar. Quanto estiver quase dourado ponha os cogumelos e refogue-os por 1 minuto. Acrescente o caldo do descongelamento dos cogumelos, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais 2 a 3 minutos para que a água evapore. A essa altura a massa já deve ter cozinhado, escorra-a bem e misture com os cogumelos. Sente e delicie-se!

FRENCH TOASTS

Por esses dias caiu em minhas mãos o livro da Lenny Niemeyer, Delícia Receber, uma leitura rápida e deliciosa com dicas simples e preciosas de como receber bem em todas as ocasiões. Além dos ‘causos’ incríveis nele há também algumas poucas e boas receitas, como dessa torrada francesa, bem parecida com a nossa rabanada, mas que pode fazer toda a diferença no seu café da manhã. E se tiver com visitas em casa, vale a pena se levantar um pouco mais cedo e fazer mais esse agrado. Confiram!

FRENCH TOASTS

Pão de forma
2 ovos
1/2 copo de leite
Mel, xarope de Maple ou Karo (pode ser uma boa geléia tb)
Manteiga ou margarina para fritar

Bata bem os ovos em um prato fundo, acrescente o leite, misture bem. Passe os dois lados de cada fatia de pão rapidamente nessa mistura e frite com a ajuda de uma espátula em uma frigideira bem quente com manteiga, até ficar dourado. Sirva imediatamente com mel ou geléia que você tiver ou preferir.

PÃO D’OVO by Katia Vaughn

Já que estamos em um momento breakfast, lembrei de uma receita simplícima que minha amiga Kaka Vaughn me ensinou. Mais um mimo pro seu café da manhã. O pão d’ovo é de uma simplicidade atroz e pra quem adora um pão e ovo como eu (sorry!), é mais uma variação que vale a pena. Sem contar que fica lindo no prato. É isso aí, pão+ovo! Pão d’ovo!

PÃO D’OVO by Katia Vaughn – 2 porções

4 fatias de pão de forma
4 ovos pequenos
Manteiga
Sal e pimenta do reino a gosto (pode trocar a pimenta por orégano ou manjericão)
1 copo ou cortador de biscoito redondo

Com o copo ou o cortador retire o centro de cada fatia de pão. Passe manteiga dos dois lados de cada fatia e coloque-a na frigideira previamente aquecida em fogo médio para não queimar. Com uma espátula comprima levemente a fatia de pão para que ela fique completamente plana e junto ao fundo da frigideira. Então, quebre um ovo de cada vez no buraco no centro de cada fatia de pão. Ponha uma pitada de sal e pimenta do reino em cima de cada ovo. E deixe-o cozinhar enquanto a fatia de pão doura. Quando a parte de baixo do pão dourar, com muito cuidado, vire cada fatia com a ajuda de uma espátula, para dourar o outro lado e terminar o cozimento do ovo. Voilá! Estão prontos! E se você não tem medo da balança, sirva-os acompanhados de um bom requeijão.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

PASTA DE RICOTA COM MAÇÃ VERDE E CURRY

Mais uma receita veggie pra você fazer sanduichinhos ou comer com torradas nos coquetéis de sua casa. Crocante, picante e aromático. Inventei essa receita anos atrás para o primeiro brunch que fiz com minha amiga Alessandra. Desde então não há quem não resista!


PASTA DE RICOTA COM MAÇÃ VERDE E CURRY

½ ricota fresca ralada (ou esmagada com um garfo)
1 ou 2 maçãs verdes picadas em cubos com casca
Sal a gosto
½ maço de salsa picada (somente as folhas)
1 colher de sopa de curry em pó (o que vc tiver ou preferir)
1 caixa de creme de leite


Para esmagar a ricota, corte primeiro em cubos e esmague com um garfo, até ficar bem fino. Corte a maçã em fatias não muito grossas, despreze o miolo, e depois corte em cubos ou tirinhas. Ponha-as em uma vasilha com água para não escurecerem. Quanto picar tudo, escorra-as bem e misture com a ricota e a salsa, tempere com o sal e o curry. Acrescente o creme de leite e misture bem, sirva gelado.

RISOTO DE CAMARÃO

Aprendi a gostar de risotos aqui em SP. Mas não consigo entender como tudo, absolutamente tudo aqui tem que ter muito queijo. Okay, meu paladar desde muito cedo repulsou o que era lácteo. Ou seja, leite, queijos, manteigas, cremes e etc. Aos poucos o fui reeducando, e já tolero ou saboreio algumas coisas em maior ou menor grau. Mas, independente de minha intolerância, observo que há um exagero no quesito queijo. Não há como deixar de compará-lo a famigerada azeitona, eles tomam o gosto de tudo, inclusive de uma simples e singela casquinha de caranguejo, que aqui sempre vem sufocada por uma camada dura e oleosa de queijo gratinado. Pra mostrar que há uma outra possibilidade, segue uma receita de risoto de camarões à moda nordestina (of course!), em que o queijo e o creme de leite são deixados completamente de lado sem comprometer o sabor e a leveza deste prato que é alvo de elogios todas as vezes que o faço. Se você tiver uns camarões perdidos no fundo do freezer, ressuscite-os!

RISOTO DE CAMARÃO - 6 a 8 porções

500 gr de camarão sem casca e cabeça
250g de arroz arbório (ou do que vc tiver no armário - só não vale o integral ou parboilizado pq eles não soltam amido)
Azeite
1 copo de vinho branco (se não tiver um parado na sua geladeira, descola uma vodka ou cachaça)
1 cebola bem picada
1 litro de caldo de camarões ou de legumes (2 ou 3 cubos dissolvidos em 1 litro de água quente)
1 garrafa pequena de leite de coco
Coentro picado (é fundamental, pode perder o preconceito e não troque-o por salsa!)
Sal e pimenta do reino a gosto

Tempere o camarão com sal e pimenta. Frite a cebola no azeite, até começar a ficar transparente, junte o arroz (sem lavar), acrescente o vinho e mexa até evaporar. A partir de agora coloque o caldo aos poucos,  mexendo sempre, até quase secar, então vá pondo mais caldo, até o arroz ficar quase completamente cozido e solte bastante amido, ficando bem cremoso. Neste momento acrescente o camarão e o leite de coco.  Mexa bem e deixe o camarão cozinhar. Prove o sal e salpique o coentro e misture. Sirva imediatamente. Mas lembre-se, o arroz tem que ficar "al dente", ou seja, cozido por fora e levemente duro por dentro. E pra ter certeza desse ponto, basta ir provando-o ao longo da execução da receita.

FRANGO GRELHADO C/ MOLHO DE LIMÃO

Dizem que o frango é uma das carnes mais sem graça que existem. Como não sou um carnívoro padrão, adoro um frango bem temperado e grelhado, assado ou algo do tipo. De fato, ele cozido realmente é algo que não me apetece. Assim, para incrementar o franguinho básico da sua dieta, segue uma receita facílima.


FRANGO GRELHADO C/ MOLHO DE LIMÃO - 1 porção

1 filet de peito de frango limpo.
Sal e pimenta do reino a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
Suco de 1 limão médio (se for limão siciliano use somente a metade)
1/2 de xícara de chá de água
1/2 colher de sobremesa de maisena

Tempere o frango com sal e pimenta. Dissolva a maisena na água e reserve. Aqueça bem a frigideira, ponha o azeite. Polvilhe o açúcar nos 2 lados do frango e doure na frigideira, sem queimar. Quando o frango estiver dourado e cozido no centro, jogue o suco de limão por cima e raspe o fundo da frigideira. Jogue a água com a maisena rapidamente na frigideira, mexendo bem para formar o molho. Prove o sal e corrija-o se necessário. Eu gosto de incrementar o molho com umas gotinhas de Tabasco. Se quiser dar um visual bacana jogue umas pimentas rosa em cima. E adeus ao frango sem graça no seu dia a dia.

PAPRICA CHICKEN

Tenho um problema com a páprica. Gosto do nome, da sonoridade, é algo que sempre me chama a atenção. Gosto do sabor também. Doce ou picante, dá cor e tempera qualquer bom prato de carne ou massa. O meu problema com ela é querer arriscar e colocá-la em todas as receitas pra ver se dá certo. Numa dessas acertei em cheio. Domingo de preguiça em casa, desejo e coragem de fazer apenas um prato único e... Bingo! Mais uma pro caderno de receitas!

PAPRICA CHICKEN - 2 porções

2 filets de peito de frango cortados em tirinhas
300g de molho de tomate sem conservantes (de preferência, pq tem sabor mais suave e menos sal)
1 cubo de caldo de frango assado (se tiver)
Sal e pimenta do reino a gosto
1 colher de sopa bem cheia de páprica picante (coragem!)
200ml de creme de leite fresco (senão, manda ver o de caixinha mesmo)
4 colheres de sopa de azeite
100ml de água

Tempere os filezinhos com o sal, pimenta do reino e a páprica. Deixe tomar gosto. Aqueça bem uma panela, ponha o azeite, acrescente os filets, mexa de vez enquando para dourar todos os filets, acrescente o molho de tomate, a água, o cubo de caldo de frango e tampe para cozinhar o frango. Quando o frango estiver cozido, prove o sal e corrija-o se necessário. Adicione o creme de leite, mexa bem e espere encorpar. Sirva com macarrão ou arroz branco.

QUEIJO COALHO COM MOLHO DE MANGA E ANIS

Quem tem mangueira no quintal de casa sabe o tormento que é. Mangas, mangas, mangas... Você não dá conta de comê-las todas. E haja receitas para aproveitar a temporada. Segue uma que provei num coquetel de inauguração de uma loja que já fechou (rs) e decidi reproduzir em casa e a chance de erro é zero. Se você tem amigos vegetarianos como eu tenho, essa é uma boa entrada quente para qualquer refeição. Humm...agora me lembro também que até que uma amiga que não curte manga provou e adorou essa receita. Então, manga pra vc!

QUEIJO COALHO COM MOLHO DE MANGA E ANIS - 3 porções

3 tiras grossas de queijo coalho
1 colher de margarina
1 pitada de sal
3 colheres de sopa de açúcar
1 manga média em cubos
½ cebola picada (opcional)
1 dose de contreau, cachaça ou vodka (seu bar tem que ter algum desses)
1 aniz estelado (isso não é opcional, ok?)
Coentro ou salsa picado
Tabasco ao gosto do freguês (vai à mesa)

Em uma panela derreta a margarina e refogue a cebola até ficar transparente, adicioner o açúcar, o aniz e os cubos de manga, mexa sempre para não grudar. Quando os cubos começarem a se desmanchar, ponha o contreau e deixar o álcool evaporar. Tempere com o sal e a salsa ou coentro. Prove o sal. Enquanto isso, grelhe as tirar de queijo na chapa, até dourar os 4 lados. Sirva imediatamente com o molho de mangas a parte. Este molho também fica muito bom com carne de porco assada ou linguiça.

CROQUE MONSIEUR

Final de tarde e bate aquela vontade de fazer um lanche. Você de bobeira em casa, preguiça total de sair pra comer algo quentinho e gostoso. E só vem a sua cabeça algo gratinado....gratinado...gratinado... Pra seu alívio segue uma receita deste misto quente francês feito tradicionalmente com molho branco. Aqui partimos para algo mais prático e tão delicioso quanto o original! Très bien!

CROQUE MONSIEUR - 2 porções


4 fatias de brioche (ou pão de fôrma comum)
1 gema de ovo
1 caixa de creme de leite
Queijo tipo gruyère ou emmental ralado (ou o velho e básico mussarela)
4 fatias bem finas de presunto cozido ou peito/blanquet de peru
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino a gosto
Manteiga ou margarina


Pré-aqueça o forno a 180 graus. Misture a gema e o creme de leite e os temperos e bata até formar um creme. Passe manteiga dos dois lados de cada fatia de pão e ponha-as em uma assadeira e ponha no forno até começar a dourar. Retire-as do forno e monte sanduíches com as fatias de presunto e metade do queijo ralado. Em cima dos sanduíches jogue o creme de leite temperado e o restante do queijo ralado e volte ao forno para gratinar. Retire quando estiver gratinado por cima e levemente tostado por baixo. Se quiser transformá-los em uma refeição completa, sirva-os quente com uma salada de folhas e tomate.

GUACAMOLE

Ritmo...é ritmo de festaaaa! Festa que é festa tem que ter guacamole! Suculento e picante vai bem com nachos, torradas ou finas fatias de pão italiano. Eu que odeio abacate, adoro guacamole. Então, se vc tem nojo dessa fruta que pros nossos hermanos é uma verdura. Abaixo ao preconceito! Pq pouca pimenta no abacate dos outros é frescura!


GUACAMOLE

1 abacate pequeno
1 cebola bem picada
1 tomate bem picado
Suco de 1 limão
1 pitada de sal
Molho de pimenta a gosto (yessss, Tabasco!)
1/3 de maço de coentro picado (somente as folhas)


Parta o abacate ao meio, tire o caroço, raspe toda a polpa e amasse com um garfo, não se importe se ficar alguns pedaços maiores, misture os outros ingredientes e tempere a gosto com o suco de limão, sal e molho de pimenta. Prove o tempero, ele tem que ficar ácido, picante e levemente salgado. É uma versão tchicana do nosso vinagrete pra churrasco. Aliás, este é um ótimo acompanhamento pra carnes grelhadas.

3 PALITINHOS DECORADOS

Já que nos post anteriores o assunto meio que rondava festinhas e happenings, decidi publicar 3 receitinhas bobas de beliscos para você fazer quando der um coquetelzinho básico em casa. A regra é sempre simplicidade e poucos ingredientes. Sirva-os em pratinhos e cumbuquinhas descoladas que o clima de festa já se instaura. Tim-tim!


PALITINHOS DECORADOS

1 cacho de uvas sem sementes
300g de peito de peru defumado (em fatias, of course!)
Separe e lave as uvas. Corte as fatias de peito de peru no meio e dobre-as ao meio como se fosse um leque. Espete uma uva e uma fatia de peito de peru e está pronto seu espetinho. Suculento e agridoce.


1 pote de ovos de codorna cozidos em conserva (é moleza, já vêm descascados)
1 vidro pequeno de pepinos em conserva
Escorra os ovos de codorna e uns 4 ou 5 pepinos. Fatie os pepinos na diagonal em fatias não muito grossas. Espete um ovo e uma fatia de pepino mais ou menos da mesma largura um do outro e está pronto seu espetinho que combina a maciez e suavidade do ovo de codorna com o crocante e a acidez do pepino.
1 pacote de espetinhos de queijo coalho pra churrasco
1 pote de pimenta biquinho em conserva (isso, aquelas que não ardem)
Melaço de cana
Retire os espetinhos de madeira e corte o queijo em fatias de 1cm. Corte as pimentas biquinho ao meio na vertical. Espete uma pimenta e um cubo de queijo e sirva com o melaço de cana ao lado. Uma invasão dos sabores da fazenda em sua festa.

BOLINHOS FRITOS DE TAPIOCA COM QUEIJO

Como eu costumo receber amigos em casa pra tomar uns drinks, falar mau dos que não vieram e outras coisas do tipo. Sempre tenho guardado no fundo da geladeira esses bolinhos que viraram hit nas festinhas aqui em casa. Meio croquete, meio pão de queijo, e pra quem conhece, meio tapioca de massa alta. Essa receita é mais que simples, é barata e rápida de fazer. Ou seja, imperdível!


BOLINHOS FRITOS DE TAPIOCA COM QUEIJO - 40 a 60 unidades


500g de tapioca (em bolinha da YOKI)
200g de queijo parmesão ralado (prefiro a marca VIGOR, dá um melhor sabor)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 litro de leite fervendo
sal, noz moscada e pimenta do reino a gosto.
óleo para fritar


Misture a tapioca com o queijo e tempere a gosto. Ponha o leite pra ferver com a manteiga. Quando ferver acrescente o leite a tapioca e mexa rapidamente para não formar grumos, até a tapioca absorver todo o leite. Antes de esfriar passe a massa para uma forma antiaderente ou outra levemente untada com óleo. Espalhe de maneira uniforme e deixe secar por 1 hora ou ponha na geladeira por 20min. Corte em cubos ou bastões e frite em óleo bem quente. Escorra em papel absorvente e sirva os bolinhos quentes com geleia de pimenta. Ficam divinos e combinam com qualquer bebida!

BROCHETES DE LINGUIÇA DE AVESTRUZ COM FRUTAS AMARELAS E VINAGRETE DE MARACUJÁ

Tempos atrás uns amigos ganharam prêmios por dois ambientes da CasaCor Campinas 2009. E pra comemorar fizemos um petit comité, em um dos ambientes premiados, com quatro receitas a base de avestruz. Para beliscar, criei esse petisco delicioso e perfeito pro nosso clima tropical. Se você não curte ou não tem onde comprar avestruz pode utilizar outro tipo de carne. As demais receitas do jantar envolvem mais ingredientes e preparos mais elaborados, o que fogem do tema do blog, mas estão publicadas no site da Betel Avestruzes – ( http://carnes.betelavestruzes.com.br/receitas/) - nossa parceira neste jantar.

BROCHETES DE LINGUIÇA DE AVESTRUZ COM FRUTAS AMARELAS E VINAGRETE DE MARACUJÁ - 60 porções

3 pacotes de linguiça de avestruz (ou outra linguiça fininha)
3 mangas maduras e firmes
1 abacaxi maduro
2 polpas de maracujá
1 colher de sopa de azeite extravirgem
1 colher de sobremesa de salsa desidratada
1 colher de sobremesa de mostarda dijon
Sal a gosto
Palitos de dente

PRÉ-PREPARO
Descasque e corte o abacaxi em rodelas de 1cm de largura, corte as rodelas em quadrados, descartando o miolo. Reserve.
Descasque as mangas e corte em fatias de 1cm, e estas em quadrados. Reserve.
Grelhe a linguiça tomando cuidado para não ressecar. Se necessário pincele com azeite, pois a carne de avestruz possui baixo teor de gordura. Retire de fogo e corte-a em pedaços de 2cm de comprimento.
VINAGRETE
Bata o azeite, a polpa, a salsa, uma pitada de sal e a mostarda até todos os ingredientes se incorporarem e formar um molho uniforme. Reserve.
MONTAGEM
Segure um palito de dente em uma das pontas e vá espetando primeiro um pedaço de manga, depois um de abacaxi e finalize com a linguiça. Sirva com o vinagrete ao lado.

SALADA DE MACARRÃO COM ATUM E ERVILHAS CONGELADAS

Você em casa sossegadão e chegam amigos pra bater um papo e a fome aperta. Se você mora em uma cidade pequena como eu, sabe que são poucas as opções de delivery, e vocês já enjoaram de tudo ou quase tudo. Leve seus amigos pra cozinha e prepare essa receita em poucos mais de 10 minutos.

SALADA DE MACARRÃO COM ATUM E ERVILHAS CONGELADAS - 4 porções

1 pacote de macarrão parafuso (se for grano duro melhor)
2 latas de atum em conserva (ao natural ou ao óleo – evite os temperados ou com molho)
½ pacote ou 150g de ervilhas congeladas (não recomendo utilizar em conserva)
Pimenta do reino em pó a gosto
Sal a gosto
Salsa desidratada (se tiver a fresca, melhor ainda)
Vinagre de arroz a gosto (ele é levemente doce e mais suave que os demais)
Azeite a gosto

Coloque 2 panelas no fogo com sal para cozinhar separado o macarrão e as ervilhas. Se você for ninja e conseguir cozinhar os 2 na mesma panela, recomendo deixar a água ferver e por as ervilhas, esperar ferver novamente e por o macarrão. Mas aviso que o tempo de cozimento dos dois não são iguais principalmente se o macarrão for de grano duro.
Voltando as duas panelas, ferveu a água, adicione separadamente em cada uma a ervilha e o macarrão, quando a água voltar a ferver conte para as ervilhas de 5 a 7 minutos. E pro macarrão, de 7 a 11 minutos. Prove cada um pra ter certeza do ponto correto. A ervilha não pode ficar amolecida demais.
Enquanto eles cozinham, em uma tigela esfarele com um garfo o atum e tempere com sal, pimenta do reino, salsa, azeite e vinagre. Misture bem. Escorra a ervilha e o macarrão e adicione na tigela e misture bem. Prove o tempero, ele deve ficar levemente picante e ácido. Se for preciso ponha mais tempero e mexa bem. Sirva quente ou frio. É um prato único, leve e perfeito pra um fim de noite entre amigos.



ESCONDIDINHO DE ALMÔNDEGAS

Vai receber amigos pra almoçar em casa no domingo e quer deixar todo mundo mais que satisfeito com uma comida farta e reconfortante? Com esse prato você vai dar pinta que passou horas na cozinha, mas relaxe, vai ser tudo um grande jogo de cena. Exceto os elogios a você...rs


ESCONDIDINHO DE ALMÔNDEGAS - 4 porções

1,5kg de batatas
½ copo de leite
1 gema (crie coragem e separe-a usando a mão mesmo!)
Sal a gosto
1 caixa de molho de tomate
1 caixa de almôndegas
100g de queijo ralado grosso (mussarela ou parmesão)
Azeite
Pimenta do reino a gosto

Descasque as batatas e pique-as em tamanhos grandes e uniformes (para que elas cozinhem ao mesmo tempo), deixando-as de molho em água para não escurecerem, até terminar todas. Enquanto isso coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Quando ferver, escorra as batatas e ponha-as na panela e tampe. Cozinhe até as batatas amolecerem completamente. Em outra panela, ponha um pouco de azeite e o molho de tomate e deixe ferver. Acrescente as almôndegas e tampe. Cozinhe por uns 10min.
Ponha o forno para pré-aquecer a 180 graus. Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra toda a água e amasse-as ainda quente com um garfo ou amassador de batatas. Passe essa pasta de batatas para uma batedeira, acrescente um pouco de pimenta do reino e sal, a gema e metade do leite e bata em velocidade média, até formar um purê leve e cremoso. Se o purê estiver muito consistente adicione um pouco mais do leite e volte a bater. Prove os temperos do purê. Pegue um refratário unte com azeite e ponha as almôndegas e o molho de tomate, espalhe para que fiquem distribuídos uniformemente. Agora cubra tudo com o purê de batatas e o polvilhe o queijo ralado por cima e ponha no forno para gratinar. Quando tiver levemente dourado em cima, retire e sirva acompanhado de salada e arroz branco.

BIFE A MODA MARROQUINA

Cansado do velho bife temperado somente com pimenta do reino e sal? Há anos inventei esse bifinho delicioso pra ser comido acompanhado apenas de arroz e feijão ou de batata assada ao forno. Você vai jurar que não vai ficar bom, mas depois que provar, seu medo vai cair por terra. Se jogue! Tente! Experimente-o!


BIFE A MODA MARROQUINA


Bifes do corte que você preferir (ou tiver perdido no fundo freezer)
Sal
Pimenta do reino
Açúcar
Canela
Óleo para fritar


Tempere os bifes já descongelados com todos os temperos descritos acima, dos dois lados. Em uma frigideira bem quente e com um pouco de óleo frite os bifes com cuidado para não queimar ou grudar. O açúcar irá se caramelizar e dar uma cor maravilhosa ao bife junto com a canela, que também dará um sabor exótico ao seu bifinho do dia a dia.

SOPA RÁPIDA À MODA ORIENTAL

Tava chegando de viagem por esses dias e a minha geladeira, é claro, estava quase zerada. Bateu a fome, e como a preguiça de pedir um delivery era enoooorme, dei uma olhada rápida na geladeira e armários para ver temperos e ingredientes disponíveis. E eis que surgiu em minha mente uma sopinha básica e fácil de fazer. O sabor ficou 10! Uma excelente opção contra o infame miojo nosso de cada dia!

SOPA RÁPIDA À MODA ORIENTAL - 1 porção

1 cubo de caldo de camarão (pode ser de carne, frango, peixe ou legumes - o de frango com vinho é péssimo!)
300ml de água
3 pedaços de brócolis congelado (nunca deixo faltar no freezer)
½ pacote de macarrão oriental tipo noodles (no desespero, use miojo!)
1 pitada de pimenta do reino moída
Gotas de vinagre (de preferência de arroz, pois é suave e levemente adocicado)
½ colher de sobremesa de amido de milho (maisena) dissolvida em um pouco d’água
Salsa desidratada (opcional)
1 ou 2 gotas de óleo de gergelim (isso faz toda a diferença na receita, e bastam poucas gotas mesmo)

Descongele o brócolis no micro-ondas por 2 minutos na potência máxima. Ponha a água em uma panela e esfarele o cubo de caldo de camarão (prefira aqueles que têm menos sal e gordura como os da linha Vitale da Knorr). Tampe e deixe ferver. Retire o brócolis e deixe esfriar um pouco. Se você tiver uma tesoura culinária pique o brócolis ainda quente, senão espere esfriar e pique à moda antiga com uma faca mesmo.
Junte o brócolis e o líquido que formou no descongelamento ao caldo fervente, ponha o macarrão e a pitada de pimenta do reino e mexa bem até o macarrão se soltar todo. Agora basta esperar os minutos necessários pro macarrão cozinhar (veja na embalagem – no geral demoram de 3 a 10min). Para provar o ponto do macarrão, retire um fio com um garfo e morda-o, veja se está no ponto que você gosta. Agora coloque a maisena dissolvida em um pouco de água e mexa bem, isso vai encorpar o caldo. Adicione umas gotas de vinagre e óleo de gergelim e sua sopa está pronta. Se tiver salsa desidratada perdida em alguma gaveta, pode adicionar um pouco também, isso vai ajudar no visual da sopa. Se vc curte se arriscar, e tem uns amendoins ou castanhas de caju perdidas no fundo do armário, jogaria umas poucas e boas por cima da sopa e seria crocantemente muito mais feliz! rs