segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

ARROZ JASMIM COM COCO

Depois de algumas semanas de ausência. Chego com novidades. Andei me aventurando por uns restaurantes novos e mesmo naqueles que não eram de tendência oriental, acabei por provar comida de inspiração tailandesa. Sem perceber acumulei 5 experiências seguidas sobre a mesma culinária. Devia estar muito desligado para eu não ter percebido isso antes!...rs. Praqueles que tem receio, saibam que eu gostei do que comi. Basta vc ficar de olho no teor de pimenta e no mix de ingredientes. Sempre vai ter algo que você consiga comer e gostar. Em todas essas aventuras, os pratos escolhidos acompanhavam arroz jasmim. E ele quase sempre é feito com pouquíssimo tempero (as vezes nem sal é colocado), pois serve para aliviar os sabores fortes dos curries e especiarias que temperam os pratos. Seu sabor suave e aroma delicado é um excelente contraponto na picância e exotismo dos pratos. Para os que gostaram da ideia, vamos começar pelo básico!


ARROZ JASMIM COM COCO

1 xícara de chá de arroz jasmim (pode improvisar com um bom agulhinha)
1 ¼ de xícara de chá de água fervente
1 ¼ de xícara de chá de leite de coco
Sal ao seu gosto (opcional)
Meia xícara de coco ralado (para decorar)
1 colher de óleo de milho (para refogar)

Ferva a água com o leite de coco. Refogue o arroz com o óleo por 2 minutos. Ponha o sal e mexa bem. Junte a água com o leite de coco, e volte a mexer. Abaixe o fogo e tampe. Deixe cozinhando até a água secar e o arroz ficar cozido e solto. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco com a panela ainda tampada, por 5 min. Com a ajuda de um garfo, solte todo o arroz e passe-o para uma travessa. Polvilhe o coco ralado por cima e sirva ainda quente. Use com acompanhamento de pratos de peixes e frutos do mar com molhos fortes.

PS: se vc achar q ficou sem tempero o suficiente pro seu paladar, recomendo que em uma segunda tentativa, adicionando um toque brasileiro: 1 folha de louro e um pouco de alho picado. Fica bem delicioso também. Se quiser manter uma linha mais oriental, pode por um pouco de curry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário