segunda-feira, 1 de novembro de 2010

COUSCOUS MARROQUINO DE CORDEIRO E VEGETARIANO

No começo deste feriado decidimos comemorar o aniversário do Anderson em casa. Como sempre reunimos os amigos para um coquetel básico, mas ficou a dúvida: nestas noites de calor infernal, o que servir como prato quente? Sempre oferecíamos duas opções de risotto (sendo sempre uma opção vegetariana). Mas neste calor, não cairia bem, não é mesmo? Decidi optar pela leveza e versatilidade do couscous marroquino, que assim como um risotto, vai bem com qualquer ingrediente que você tiver em mãos. E o melhor ainda, é muito mais fácil e rápido de fazer. Seguem as receitas!

COUSCOUS MARROQUINO DE CORDEIRO – 30 porções

3 caixas de couscous marroquino (500g cada)
2 pacotes de ervilhas congeladas
1,5 kg de carne de cordeiro bem limpa e cortada em tiras finas
0,5kg de carne bovina bem limpa e cortada em tiras finas
4 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de azeite
1,5l litros de água fervente (500ml para cada 500g de couscous)
1 maço de hortelã bem picado (somente as folhas)
Sal e pimenta do reino ao seu gosto (para temperar as carnes)
Óleo para refogar a carne
Passas brancas sem sementes (para decorar)
Damascos cortados em tirinhas (para decorar)
2 tabletes de caldo de legumes
2 tabletes de caldo de carne

Em uma panela grande ponha a água para ferver junto com os tabletes de caldo, bem esfarelados, a manteiga e o azeite. Tempere a carne bovina e de cordeiro com sal e pimenta, misturando bem as duas carnes. Esquente bem outra panela, ponha um pouco de óleo e doure bem metade das carnes até elas ficarem cozidas e macias. Reserve a carne já pronta em uma tigela e doure a outra metade. No final, junte as duas carnes na mesma panela e mexa bem, mantendo-as aquecidas para não endurecerem. Na panela com o caldo, quando ele começar a ferver, mexa bem para dissolver bem os tabletes de caldo e ponha de uma vez só couscous. Mexa para nivelar bem os grãos, apague o fogo e tampe. Espere por 7 min ou o tempo que determinar na embalagem. Após esse tempo com a ajuda de um garfo, solte todo o couscous, junte a hortelã, as carnes e a ervilha, misturando bem. Transfira o couscous para uma travessa e decore as bordas com as passas e damascos. Assim, quem não gostar de misturar sabores doces e salgados pode se servir a vontade.

COUSCOUS MARROQUINO VEGETARIANO – 20 porções

2 caixas de couscous marroquino (500g cada)
1l de água fervente (para o couscous)
2 caixas de tomate cereja cortados ao meio
1 maço de coentro bem picado (somente as folhas)
1 maço de aspargos cozidos e fatiados
2 cubos de caldo de cogumelos
1 cubo de caldo de legumes
Pimenta do reino ao seu gosto
2 colheres de manteiga
2 colheres de azeite

Lave bem os tomates cereja e corte-os ao meio. Lave bem os aspargos e veja se as extremidades ainda estão rijas. Descarte as partes que por ventura estejam amolecidas. Ponha um pouco de água para ferver e quando levantar fervura ponha os aspargos e espere cerca de 5 a 6min. Eles devem cozinhar, mas ainda ficarem durinhos. Retire-os e os esfriem em água gelada para não perderem a cor e a textura. Espere esfriarem completamente e fatie-os na diagonal. Agora vamos preparar o couscous. Em uma panela grande, ponha a água (1l), a manteiga, o azeite, a pimenta do reino e os cubos de caldo bem esmigalhados. Espere ferver, então mexa para dissolver bem os cubos de caldo e ponha o couscous todo de uma vez, mexendo novamente para que os grãos se espalhem uniformemente. Tampe, apague o fogo e espere 7min ou o tempo que determinar na embalagem. Após isso, com a ajuda de um garfo, solte todo o couscous e misture os demais ingredientes. Passe para uma travessa e sirva. Este prato pode ser servido quente, em temperatura ambiente, ou até mesmo frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário