quarta-feira, 29 de setembro de 2010

RISOTTO DE PROVOLONE DEFUMADO E TOMATE SECO


Encerrando a temporada de visitas em nossa casa por causa do ambiente do Anderson na CasaCor CasaHotel Campinas 2010 (Suíte Presidencial), recebemos os queridos Wallace e Priscilla também diretos de Moscow/RN. Para o jantar de recepção deles inventei uma receita sob medida que agradasse nosso amigo veggie William, já que ele também se faria presente no petit comité. Receita de risotto criada de com o que tinha à disposição, sem grandes complicações, mas aprovadíssima por todos. Espero que vocês curtam também!

RISOTTO DE PROVOLONE DEFUMADO E TOMATE SECO – 4 porções

300g de arroz arbóreo
1 caixa de creme de leite Elegê (não usei creme de leite fresco pois tava em falta no supermercado e dessa marca é muito bom, melhor que Nestlé)
1 provoleta defumada pequena ralada grossa (aproximadamente 150g)
1 vidro pequeno de tomate seco (aproximadamente 100g) picado
2 cubos de caldo de legumes (uso o Knorr Vitale, pois tem menos sal, gordura e conservantes)
1 litro de água (para o caldo)
1 cebola picada em pequenos cubos
1 boa dose de vinho branco seco
Azeite para refogar
Salsa fresca picadinha ou salsa seca para finalizar

Ponha a água para ferver com os cubos de caldo dentro. Quando o caldo estiver pronto abaixe o fogo e o mantenha assim. Em outra panela aqueça o azeite e refogue a cebola até ela ficar transparente. Junte o arroz e refogue-o junte com a cebola por mais 2 ou 3 min. Ponha o vinho e mexa bem, tomando cuidado com o vapor (recomendo o uso de uma colher de pau de cabo grande). A partir de agora adicione uma concha de caldo quente toda vez que o arroz secar, e vá mexendo para o arroz não grudar e para que ele solte bastante amido, para dar cremosidade ao risotto. Esse processo deve durar em torno de 18 min e pode ou não utilizar todo o caldo, você tem que ver se o arroz já está no ponto al dente (o grão de arroz deve estar molinho por fora e levemente duro por dentro) ou se precisará de mais caldo para chegar nele. Estando o arroz neste ponto (se não tiver, ponha mais um pouco de caldo), junte o tomate seco bem picado e mexa bem, deixe cozinhar por mais uns 2 a 3 minutos sem parar de mexer. Junte o queijo ralado mexendo bem até ele derreter e se incorporar ao arroz. Para finalizar junte o creme de leite e a salsa e mexa novamente. Sirva bem quente.

PS: vc pode está se perguntando se essa receita não vai sal, mas o caldo de legumes já tem sal o suficiente para a receita de risotto, isso sem contar que o provolone tende a ser um queijo salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário