quarta-feira, 18 de agosto de 2010

SALADA DE QUINUA E CAMARÕES

Ainda no momento quinua, tem uma salada que adoro e acho perfeita para você servir de entrada para os seus convivas, ou em pequenas cumbuqinhas em eventos e coquetéis. Leve e suculenta, é perfeita para abrir o apetite e aguçar o paladar para pratos mais encorpados.

SALADA DE QUINUA E CAMARÕES – 4 porções

1 xícara de chá de quinua crua
2 xícaras de chá de água (para cozinhar a quinua)
Sal ao seu gosto
4 tomates sem sementes cortados em cubinhos
200g a 300g de camarões médios descascados, descongelados e cozidos no vapor
1/2 xícara de salsa picada ou coentro
4 colheres de sopa de azeite de oliva
Suco de meio limão
Pimenta do reino moída ao seu gosto
1 pitada de páprica doce

Cozinhe a quinua com a água (sempre na proporção de 1 parte de quinua para 2 de água) e um pouco de sal, por 10 a 15 minutos, até que ela dobre de tamanho. Escorra bem (ponha um pano em uma peneira e deixe escorrendo, apertando de vez em quando). Tempere os camarões cozidos com um pouco de sal, azeite, limão, pimenta e páprica. Misture-os com a quinua já fria e o coentro/salsa, e deixe na geladeira por 2h antes de servir. Pouco antes de servir, finalize o tempero da salada com mais sal, pimenta, limão e azeite, assim, o sal não irá desidratar os tomates e deixar sua salada aguada. Misture bem e sirva ainda gelada.

PS: nada impede de servir essa salada quente. Dessa maneira os ingredientes e temperos terão seus sabores mais exaltados, deixando sua degustação mais reconfortante que sua versão fria e refrescante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário