segunda-feira, 19 de julho de 2010

PAVÊ DE AMENDOIM E DOCE DE LEITE

Recentemente fui curtir um fds em Curitiba e rever meu querido primo Rochester e o casal de grandes amigos Roni e Lígia. Saudades resolvidas, aproveitei para fazer um tour de apresentação da cidade aos meus dois companheiros de viagem, os arquitetos, Anderson e William. Obviamente, demos um pulo no Museu Oscar Niemeyer para conferir de perto mais uma obra dele, diversas maquetes de seus trabalhos mundo afora e centenas de obras de arte contemporânea de diversos artistas. Depois de tanto subir e descer rampas decidimos descansar um pouco e procuramos o café do museu. E foi lá que nos deparamos com um pavê na medida exata de nossa gulodice por doce. Até eu que não sou muito de doce, tava morrendo de vontade de um. E como é de praxe, gostei e tentei reproduzir a receita em casa. Como o sabor ficou “o puro creme do amendoim”, estou publicando aqui. Enjoy it!


PAVÊ DE AMENDOIM E DOCE DE LEITE

2 latas de creme de leite bem gelada (tem que ser em lata, pois o de caixa é homogeneizado, e neste caso precisamos do soro)
1/2 caixa de creme de leite (para a cobertura)
8 paçoquitas mini (doce de amendoim moído)
1 pote pequeno de manteiga de amendoim (cerca de 200g)
½ xícara de chá de açúcar (se curtir doce muuuuito doce, pode dobrar essa quantidade)
5 colheres de sopa bemmmm cheias de manteiga ou margarina (de preferência sem sal)
5 gemas
2 pacotes de bolacha maisena
1 xícara de leite
4 colheres de sopa bemmmm cheias de doce de leite (para a cobertura)
Amendoim torrado, descascado e triturado (para decorar)

Separe as claras das gemas e descarte as claras (ou guarde-as para usar em outra receita). Com as pontas dos dedos retire e descarte a membrana que envolve as gemas, pois elas são responsáveis pelo cheiro forte nas receitas com ovos crus. Bata as gemas com o açúcar em velocidade média até virar um creme branco (aprox. 5 min). Acrescente a manteiga ou margarina e continue batendo. Se sua batedeira é daquelas com dois batedores pequenos, verifique se eles alcançam a área do encontro da lateral e o fundo da tigela, pois ali sempre juntam ingredientes que não são misturados. Se sim, com a ajuda de uma colher e com muito cuidado, posicione a colher longe dos batedores, de modo que ela raspe a lateral da tigela, forçando a passagem de todos os ingredientes pelos batedores. Acrescente as paçoquitas esfareladas, as duas latas de creme de leite c/ soro e a manteiga de amendoim e deixe batendo até incorporar tudo. Passe uma camada fina e uniforme deste creme no fundo de um refratário ou forma de aro removível. Em um prato fundo ponha o leite e passe rapidamente os biscoitos maisena, cobrindo-os por inteiro, mas não precisa umedecer demais, senão eles amolecem. Faça uma camada de biscoito umedecido em cima do creme. E siga fazendo camadas de creme e biscoito, finalizando sempre com uma camada de creme. Leve o pavê ao freezer ou congelador por 2h antes de por a cobertura de doce de leite. Para a cobertura, ponha em uma tigela pequena o creme de leite em caixa com o doce de leite e leve ao micro-ondas por 30 a 45 segundos. Retire e bata com a ajuda de um garfo ou batedor pequeno até ficar homogêneo. Se preciso ponha mais um pouco no micro-ondas. Deixe esfriar e cubra o pavê com essa mistura e volte a gelar por pelo menos 2h antes de servir. Se você utilizou forma de aro removível, pode retirar o pavê e decorar sua lateral com amendoim torrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário