segunda-feira, 28 de junho de 2010

SOPAS FRIAS - GAZPACHO E PEPINO C/ IOGURTE

Neste fds dois amigos tiveram que passar por cirurgia odontológica e automaticamente começou a campanha: 100% sorvete. Como me arrepio só de pensar em ter que passar 72h se alimentando exclusivamente de um produto e ainda mais ele sendo doce, resolvi colaborar. Existem diversas opções de sopas frias. Perfeitas para o verão e para essas ocasiões. Seguem duas receitas deliciosas, nutritivas (pq não?!), refrescantes, salgadas e rápidas de serem feitas (vai tudo pro liquidificador) e que servi no jantar deste sábado, onde reunimos os queridos integrantes das familias Rocha, Pedrina e Neiva para um jantar informal e muito batepapo.

GAZPACHO (SOPA FRIA DE TOMATE) – 1litro
SOPA FRIA DE IOGURTE E PEPINO – 1 litro

GAZPACHO
2/3 garrafa de passata de tomate (afinal ninguém merece pelar e tirar as sementes de tomates)
2 pepinos japoneses descascados e em cubos grandes
1 cebola pequena em cubos grandes
½ pimentão vermelho em cubos grandes
1 dente de alho descascado e picado
1/3 talo de salsão ou aipo (opcional)
Azeite extravirgem, sal e pimenta do reino ao seu gosto

Ponha a passata de tomate no liquidificador e os cubos de pepino, e com a função pulsar vá triturando tudo aos poucos. Isso evita ter que acrescentar água na preparação. Depois de 3 ou 4 pulsos pode mudar para a função liquidificar e manter assim até o final, acrescentando aos poucos os ingredientes restantes e batendo bem até ficar uma sopa de aspecto lisa, cremosa e uniforme. Existem diversas receitas de gazpacho. A tradicional leva 2 fatias de pão (de onde vem o nome da receita) embebidas em água para ajudar a dar consistência, mas como estamos utilizando passata e não tomates frescos, conseguimos essa consistência sem precisar do pão (que beleza, assim fica mais light). Também evitamos utilizar ingredientes verdes (pimentões, salsa, etc) pois estes podem deixar o visual da sopa meio turvo, escuro. Guarde seu gazpacho em um recipiente fechado na geladeira até a hora de servir. Os especialistas recomendam guardá-la por 24h antes de servir e assim apurar todos os sabores, mas nada impede de servi-la logo após o preparo. Para acompanhar, corte diversos vegetais em cubinhos (salsa, cebola, vagem, salsão), azeite, pães e pimenta. Sirva em tigelinhas ou em xícaras grandes.

SOPA DE PEPINO
3 potes de iogurte natural integral (sem açúcar ou mel ou outro adoçante)
1 a 2 potes de água mineral (use um dos copos de iogurte para medir)
150g de nozes, castanhas ou amêndoas
2 pepinos japoneses descascados e em cubos grandes
2 colheres de dill ou endro fresco (vc pode trocar por um pouco de menta ou hortelã)
Azeite de oliva extravirgem
Óleo de nozes (opcional)
Sal e pimenta do reino ao seu gosto.

Ponha tudo no liquidificador e bata bem por no mínimo 3 minutos. Guarde tampado na geladeira até a hora de servir. Sirva em tigelinhas ou xícaras grandes.

Um comentário: