segunda-feira, 21 de junho de 2010

QUICHE DE FRUTOS DO MAR

Eu adoro quiches (empadão sem a cobertura de massa– ou seja, mais pratica ainda) porque elas são de uma versatilidade incrível. Pois geralmente podem ser servidas tanto quentes como frias, podem ser feitas com um pouco de antecedência e tirando a base de massa e o creme básico da cobertura, você pode se arriscar (ou improvisar) e usar o que você tiver em sua geladeira ou despensa. Hoje vamos de mais receitas a la Cordon Bleu e espero que curtam bastante. Tenho certeza que sim!

QUICHE DE FRUTOS DO MAR – 6 a 8 porções

MASSA PODRE SALGADA
200g de farinha de trigo comum
1 pitada de sal (para tortas doces, exclua o sal)
100g de manteiga ou margarina sem sal gelada e cortada em cubos
1 ovo levemente batido (pode usar um garfo)
2 ou 3 colheres de sopa de água gelada

RECHEIO
200g de camarões sem cabeça e casca cozidos no vapor
170g de carne de carangueijo cozida e escorrida
3 ovos
250ml de creme de leite fresco
Noz moscada, pimenta do reino e sal ao seu gosto
50g de queijo gruyère ralado grosso (caso não tenha, improvise com uma boa mussarela)

Em uma tigela grande peneire a farinha e o sal, junte os cubo de manteiga e misture tudo com as pontas dos dedos ou com um garfo até formar uma farofa bem úmida. Se usar os dedos faça o mais rápido possível para que o calor da mão não derreta a manteiga. Faça uma cova no centro da massa e junte o ovo batido com a água e misture bem até criar uma massa uniforme e lisa. Se a massa ficar muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha de trigo, se ficar muito seca, um pouco mais de água gelada. Para finalizar a massa amasse-a com as mãos para formar uma grande bola lisa, uniforme e que não grude nem nas mãos nem na tigela, lembrando mais uma vez que o calor das mão pode derretar a manteiga. Embrulhe a bola de massa em filme plástico e leve-a a geladeira por no mínimo 20min para descançar e gelar. Abra a massa com a ajuda de um rolo entre dois pedaços de filme plástico até ela ficar com meio centímetro de espessura e maior que a área da forma. Retire o plástico de cima da massa e enrole-a no rolo e leve-a para cima da forma. Desenrole a massa em cima da forma e com a ajuda dos dedos vá empurrando-a para as bordas da forma. Quando todas os cantos da forma estiverem preenchidos com a massa, passe o rolo em cima da forma para cortar o excesso. Congele as sobras da massa envolta em filme plástico para poder utilizá-las em outras receitas. Pré-aqueça o forno a 170º C e leve a massa para assar ainda sem receheio por 20min. Para o recheio escorra e seque bem os camarões e carne de carangueijo e separe. Em uma tigela bata bem os ovos com o creme de leite e o queijo, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Distribua os frutos do mar na massa pré-assada e cubra-os com o creme. Leve novamente ao forno por 30 a 35 minutos ou até que a superfície esteja firme e dourada. Deixe esfriar um pouco antes de servir, para a massa não se esfarelar ao ser cortada.

PS: quando morava em Fortaleza/Ce conseguia comprar lagosta a um preço bem mais camarada do que aqui em SP, eu trocava o camarão e a carne de carangueijo por lagosta pré-cozida cortada em tirinhas e a noz moscada por um toque de gengibre ralado. Fica divina!

PS2: se vc quer enriquecer a massa podre de sua quiche ou empadão, ou simplesmente dar um visual bacana para ela, recomendo acrescentar um pouco de sementes de linhaça. Afinal, não vai alterar em quase nada o sabor e vai ficar muito mais nutritiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário