segunda-feira, 14 de junho de 2010

PUDIM DE LARANJA

Por esses dias estava folheando um livreto de receitas espanholas da Anne Wilson, pela editora Könemann, e me deparei com uma receita de pudim fácil e que aparentou ser deliciosa. Diferente de nós que fazemos nosso pudim com leite condensado, eles compensam essa ausência com uma boa quantidade de ovos e açúcar. No próximo fds vou encarar o forno e prepará-la. Mas enquanto isso não acontece, publico a receita para vcs.

PUDIM DE LARANJA - 6 a 8 porções

½ xícara de chá de água + 1 xícara de chá de açúcar (para o caramelo)
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de raspas finas de casca de laranja (rale somente a parte externa, com cuidado para não atingir a parte branca, pois ela amarga)
3 ovos + 3 gemas
1/3 de xícara de chá de açúcar

Ponha o forno para pré-aquecer a 160º C. Unte uma forma redonda de 20cm de diâmetro (não precisa ser ser forma de furo) com manteiga derretida. Ponha o açúcar e a água para o caramelo em uma panela e leve-a ao fogo, sem mexer e até o açúcar se dissolver por completo e tomar cor de caramelo. Desligue o fogo imediatamente e despeje o caramelo no fundo da forma untada (não precisa espalhar o caramelo pelas bordas). Ponha a água para o banho-maria para ferver. Em uma panela aqueça o leite, o creme de leite, e as raspas de laranja. Quando estiver quase fervendo, retire do fogo e deixe esfriar. Na batedeira ponha os ovos, as gemas e o açúcar e bata até a mistura virar um creme leve e claro (no mínimo 5 min). Acrescente aos poucos a mistura de leite (completamente fria) a mistura dos ovos, sem parar de bater. Ponha este creme na forma já com o caramelo. Pegue uma assadeira e ponha a água fervente até 1/3 da sua altura e com muito cuidado ponha a forma com o pudim no centro dela. Leve a assadeira ao forno por 45min ou até o pudim cozinhar e se solidificar. Retire a assadeira do forno com cuidado para não derramar a água no pudim, retire a forma do pudim e deixe-o esfriar um pouco. Desenforme o pudim em um prato de serviço, enquanto ele ainda está morno e o caramelo ainda está líquido. Para desenformar, com uma mão e a ajuda de um pano de prato segure a parte de baixo da forma com se segurasse uma bandeja, e com a outra mão ponha um prato grande em cima da forma. Segure bem o prato junto a forma e em um movimento rápido, vire a forma em cima do prato. Com cuidado ponha o prato em cima da mesa, para o caramelo não escorrer e com o pano de prato retire a forma quente. Deixe o pudim esfriar completamente e somente depois, ponha-o para gelar durante 6 a 8h antes de serví-lo. O livro recomenda serví-lo acompanhado de chantilly e morangos frescos.

2 comentários:

  1. Deve ser delicioso, estou louca para fazer e logico...comer... Maravilhosas essas receitas, já fiz o teste de algumas.....na sua casa...kkk
    depois que eu for para a cozinha, como se deve, eu te conto!!!Bjs e obrigada

    ResponderExcluir
  2. Adorei cozinhar pra vcs. Temos que repetir a dose!
    Bjus.

    ResponderExcluir