segunda-feira, 15 de março de 2010

BAURU DE FORNO

Lembrei por esses dias que tenho postado poucas receitas para o lanche. Publiquei receitas pro café-da-manhã, mas nunca algo específico pro lanche. Então, me lembrei dessa receita de liquidificador que conheci há cerca de um ano, que é deliciosa e perfeita pra servir no meio da tarde. Fiz uma adaptação da receita original, pois nela ia muito azeite, preferi reduzir a quantidade para suavizar o sabor e diminuir as calorias. E o melhor de tudo, é que nessa receita você pode inventar o recheio que quiser. Pegue seu liquidificador e mãos à obra!

BAURU DE FORNO – 20 porções

4 ovos
1 xícara de chá de azeite de oliva (essa quantidade já está reduzida, mas se mesmo assim achar o sabor do azeite muito forte, substitua a metade dele por outro tipo de óleo, recomendo o de milho, pois não tem sabor)
1 ½ xícara de chá de leite
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
300g de presunto cortado em tirinhas ou ralado
1 tomate picado (se tiver paciência retire a pele e sementes)
300g de queijo tipo mussarela cortado em tirinhas ou ralado
Orégano ao gosto
½ xícara de chá de farinha de rosca
½ xícara de chá de queijo tipo parmesão ralado (eu gratino apenas com farinha de rosca)
Manteiga e farinha de rosca para untar e enfarinhar a assadeira

Bata no liquidificador os ovos, o azeite, o leite, a farinha de trigo, o fermento e o sal até que fique homogêneo. Unte uma assadeira com margarina e farinha de rosca. Coloque metade da massa e ponha o presunto, o tomate e, por fim, o queijo. Despeje o restante da massa cobrindo todo o recheio. Misture em uma tigela a farinha de rosca, o queijo parmesão e salpique sobre a massa. Leve para assar no forno pré-aquecido a 200 º por cerca de 30 minutos ou até que fique dourado. Para saber se está no ponto, faça o teste do palito de dente, enfiando-o no meio do bauru, se ele sair quase seco, está pronto. Espere amornar para cortar e servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário