sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

ESCONDIDINHO DE ALMÔNDEGAS

Vai receber amigos pra almoçar em casa no domingo e quer deixar todo mundo mais que satisfeito com uma comida farta e reconfortante? Com esse prato você vai dar pinta que passou horas na cozinha, mas relaxe, vai ser tudo um grande jogo de cena. Exceto os elogios a você...rs


ESCONDIDINHO DE ALMÔNDEGAS - 4 porções

1,5kg de batatas
½ copo de leite
1 gema (crie coragem e separe-a usando a mão mesmo!)
Sal a gosto
1 caixa de molho de tomate
1 caixa de almôndegas
100g de queijo ralado grosso (mussarela ou parmesão)
Azeite
Pimenta do reino a gosto

Descasque as batatas e pique-as em tamanhos grandes e uniformes (para que elas cozinhem ao mesmo tempo), deixando-as de molho em água para não escurecerem, até terminar todas. Enquanto isso coloque uma panela grande com água e sal para ferver. Quando ferver, escorra as batatas e ponha-as na panela e tampe. Cozinhe até as batatas amolecerem completamente. Em outra panela, ponha um pouco de azeite e o molho de tomate e deixe ferver. Acrescente as almôndegas e tampe. Cozinhe por uns 10min.
Ponha o forno para pré-aquecer a 180 graus. Quando as batatas estiverem bem cozidas, escorra toda a água e amasse-as ainda quente com um garfo ou amassador de batatas. Passe essa pasta de batatas para uma batedeira, acrescente um pouco de pimenta do reino e sal, a gema e metade do leite e bata em velocidade média, até formar um purê leve e cremoso. Se o purê estiver muito consistente adicione um pouco mais do leite e volte a bater. Prove os temperos do purê. Pegue um refratário unte com azeite e ponha as almôndegas e o molho de tomate, espalhe para que fiquem distribuídos uniformemente. Agora cubra tudo com o purê de batatas e o polvilhe o queijo ralado por cima e ponha no forno para gratinar. Quando tiver levemente dourado em cima, retire e sirva acompanhado de salada e arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário